Pesquisa aponta queda no preço da cesta básica

04/06/2009

No último mês, o Índice de Preços Toledo (IPT) registrou uma deflação de 1,68%. A pesquisa realizada no dia 04 de Maio de 2009 constatou que o consumidor gastava R$ 313,44 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta realizada no dia 1 de Junho, este valor caiu para R$ 308,16.

A maior queda constatada ocorreu no grupo de Artigos de Limpeza, com 4,20%.  Água Sanitária de 1 litro e Desinfetante tipo Pinho 500ml foram os produtos que mais contribuíram para esta queda, com reduções em seus preços de 22,68% e 6,05%, respectivamente.

O grupo de Alimentos também registrou uma queda, com 2,08%. Tomate kg e Lingüiça Fresca Kg foram os produtos que mais contribuíram para baixa, com reduções de 35,01% e 18,18%, respectivamente.

Em contrapartida, o grupo de Higiene Pessoal apresentou alta de 2,46%. Dentre os produtos que mais contribuíram para este aumento, destacam-se o Desodorante Spray 90-100ml e o Absorvente aderente 8 unidades, com elevações em seus preços de 35,25% e 24,93%.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, como no caso da Farinha de Trigo 1 Kg, cujos preços variaram de R$ 0,89 a R$ 1,62, registrando uma variação de 82,02%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 60%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 142,50. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 88,90, economizando, assim, R$ 53,60.

O IPT acumula uma alta de 4,62% nos últimos 12 meses, muito próximo ao índice de inflação do IPCA.

A pesquisa teve a participação dos alunos da Toledo/PP: Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gabriela Carbonera Santos, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e acesse a pesquisa completa.