Evento abordou Serviço Social no Sistema Penitenciário

Profissionais de diversas regiões do Estado acompanharam palestras realizadas na Toledo/PP

24/04/2009

Mais de 300 pessoas, entre alunos, professores e profissionais da área de Serviço Social participaram hoje do ‘IV Seminário Estadual - Serviço Social: atribuições profissionais e desafios no Sistema Prisional’.

O evento realizado no Salão Nobre da Toledo/PP contou com a organização do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/SP) e atraiu pessoas de diferentes regiões do Estado.

O assistente social da Penitenciária de Pracinha (SP) e também docente do curso de Serviço Social da Toledo/PP, Eduardo Luis Couto (foto) falou sobre as atribuições daqueles que são graduados na área e destacou que uma das dificuldades encontradas é o pequeno número de profissionais disponibilizados para uma grande demanda de atendimento. “Atualmente uma unidade prisional abriga cerca de 1200 pessoas para apenas um profissional da área de serviço social”, conta.

Também integrou a programação, Andréia Torres, membro da Comissão Regional de Serviço Social (CRESS/SP). Ela apresentou aos convidados um levantamento realizado recentemente, que aborda os pontos positivos e também as dificuldades da profissão. A pesquisa foi feita com os profissionais atuantes na área de assistência social dentro das penitenciárias.

“Fatores salariais e de segurança são sempre os mais lembrados como sendo entraves. Este último principalmente, pois a nossa região possui um alto índice de unidades carcerárias”, explica.

O evento tem o objetivo de debater as demandas e ao final, será produzido um documento com as reivindicações e propostas que serão encaminhadas ao Conselho Regional de Serviço Social e também ao Governo Estadual.