Ciclo apresenta três palestras nesta sexta-feira

31/03/2009

Nesta sexta-feira (3), o Ciclo de Palestras Toledo traz três palestras gratuitas para toda a comunidade de Presidente Prudente e região. São elas “A relação de trabalhos entre os jogadores de futebol e os clubes”, com o doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP, juiz do trabalho, Rui César Publio Borges Correia; “Os princípios constitucionais norteadores do processo administrativo tributário”, com o mestre em Direito pela PUC-SP, German Alejandro San Martin Fernandez e “A Era Digital e o Comércio Eletrônico”, com a doutora em Administração de Empresas pela FGV/SP, Marta de campos Maia. Todos os palestrantes são professores da Pós-Graduação da Toledo/PP.


Os interessados em assistir essas palestras que serão ministradas na Toledo/PP, a partir das 17h50, podem se inscrever aqui.

As palestras têm a duração de uma hora. “A relação de trabalhos entre os jogadores de futebol e os clubes” vem de encontro com o fato de o futebol sempre ter sido motivo de fascínio e emoção. Misto de paixão e admiração tem o "dom" de agrupar pessoas dos mais diversos cantos do mundo unidos pelo mesmo ideal esportivo. A análise do tema futebol frente ao Direito do Trabalho remete ao estudo das garantias e direitos daqueles que fazem parte como protagonistas, no caso os jogadores, e suas relações com seus empregadores, os clubes de futebol. Desde a evolução e surgimento do esporte futebol, a valorização da dignidade humana, princípios do Direito do Trabalho e normas que deverão ser aplicadas, serviram como norte neste estudo procurando enfocar temas tão rotineiros como "luvas", "férias", "direito de imagem", "direito de arena" além de outros não menos importantes. Assim a ocupação dos aspectos jurídicos que cercam o tema, com enfoque especial na Lei Pelé (Lei 9615/98), torna particularmente importante o estudo desta relação de trabalho, e suas transformações frente à globalização.


Já a palestra “Os princípios constitucionais norteadores do processo administrativo tributário”, será abordada os princípios constitucionais que regem a atuação administrativa estatal no controle de legalidade (e constitucionalidade) do lançamento tributário, com especial abordagem ao princípio do contraditório e da ampla defesa e legalidade objetiva.


E “A Era Digital e o Comércio Eletrônico” está ligada ao fato de que o ambiente empresarial tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a Tecnologia de Informação. Sendo assim, o surgimento do ambiente digital permitiu o aparecimento do Comércio Eletrônico que é uma realidade em diversos setores da economia e a sua assimilação e utilização estão se tornando parte da estratégia das organizações. Por estas razões, tornou-se fundamental a análise do cenário atual e das tendências destas novas tecnologias e de suas aplicações.