Alunos de Direito produziram vídeo sobre trabalho infantil

16/02/2009

No final do ano passado, o professor que ministra Direito do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva realizou com os alunos do 2º ano A e B um Seminário sobre Trabalho Infanto-Juvenil.

O grupo composto pelos alunos: Bruno Marques da Silva, Daniele dos Santos Souza, Elizabeth Soares Lourenção, Marcus Vinícius Gimenes, Rodrigo Duarte Giagante, Rosicler Aparecida Ribeiro e Wellington Boigues Tebar abordaram sobre “Proibição do trabalho noturno, insalubre, perigoso e penoso”.

A escolha da apresentação desta turma foi em forma de Vídeo. “Na apresentação tentamos retratar estas formas proibidas de trabalho e o quão são prejudiciais a estes a quem a lei tenta proteger devido a sua peculiar situação de pessoa em formação. Para tanto, reproduzimos um texto da Organização Internacional do Trabalho - OIT, de autor desconhecido, citado na obra do nosso professor José Roberto (O Princípio da Proteção Integral e o Trabalho da Criança e do Adolescente no Brasil), ao som da música Say, interpretada por John Mayer, e ao fundo imagens tocantes de crianças e adolescentes em situações deploráveis de trabalho e outras para contrastar com essa dura realidade, mostrando um mundo ideal, todas retiradas da internet”, explicou Rosicler.

As apresentações ocorreram no Cupertino e além deste, muitos outros temas foram abrangidos, todos referentes ao trabalho infanto-juvenil, como por exemplo: adolescente estagiário, aprendizes, o princípio da proteção integral, ações preventivas de erradição do trabalho infantil, idade mínima e convenções e recomendações da OIT.

Confira o Vídeo