Toledo sediou debate sobre mudanças no INSS

21/12/2009

Foi realizado na última sexta-feira (18) um encontro de auditores, contadores e empresários na Toledo Presidente Prudente.

Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre o tema Fator Acidentário de Prevenção (FAT), ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, Lucas de Goes Campos, que abordou as mudanças previdenciárias aprovadas desde meados de 2003, mas entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2010.

As alterações são baseadas na possibilidade de estabelecer uma nova tarifação individual das empresas, flexibilizando o valor das alíquotas, numa oportunidade de bonificar os empregadores que tenham feito um trabalho de melhorias nos postos de trabalhos oferecidos aos seus colaboradores. Além disso, a ação visa aumentar a cobrança daquelas empresas que tenham apresentado índices de acidentalidade superiores à medida do setor econômico em que atuam.

“A nova metodologia servirá para ampliar a cultura da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, reforçando o diálogo social entre empregadores e trabalhadores”, enfatizou Campos.