Projeto de extensão e CRAS receberam treinamento

09/12/2009

Na última sexta-feira (4) extencionistas do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, assistentes sociais e colaboradores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social Municipal (SAS) de Presidente Prudente receberam um treinamento ministrado pelo assessor técnico da Secretaria de Assistência Social Municipal, Sérgio Magaldi e pela professora da Toledo, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

“Abordamos o uso de um banco de dados no software Access, que está sendo utilizado no CRAS para atualização dos dados dos programas de transferência de renda. Mostramos como funciona e a importância dessa ferramenta que foi desenvolvida pela Maria Lúcia e pela aluna e estagiária da Empresa Júnior Toledo Gabriela Carbonera”, relata Magaldi.

Inicialmente o trabalho está sendo feito com o programa Bolsa Família, mas a intenção é aplicá-lo ainda no Renda Cidadão e no Jovens Acolhedores.

Para a coordenadora dos Projetos de Transferência de Renda, Denise Cassiana Florenço de Souza, o projeto é muito importante e ao longo dos dez meses de extensão o planejamento foi colocado em prática.

“No Bolsa Família a extensão foi fundamental, sem o apoio das alunas não teríamos conseguido. Hoje o banco de dados está caminhando para o resultado final de atualização”, afirma Denise.

Ela finaliza dizendo que a implantação do banco de dados do CRAS permite melhor visibilidade do território trabalhado e um trabalho mais abrangente, contribuindo para ter maior alcance das vulnerabilidades do município e aproximar o serviço da população.

Projeto de Extensão
Por meio do projeto de extensão da Toledo Presidente Prudente, alunos do curso de Serviço Social têm a oportunidade de atuar junto ao CRAS e ao Tribunal de Contas na revisão cadastral dos Projetos de Transferência de Renda.

Em primeira instância foi feita a criação do banco com levantamento de dados. A segunda etapa foi a implementação do banco nas quatro unidades do CRAS e nos dois núcleos de atendimento.