Professores do ensino médio apresentam projetos

Programação encerrou Projeto Tecnologia do Ensino Médio que orientou professores do ensino médio quanto às novas ferramentas digitais de ensino

01/12/2009

Aconteceu na tarde do último sábado (28) nas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo, o último encontro do Projeto Tecnologia do Ensino Médio - uma iniciativa da Toledo Presidente Prudente por meio da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários das Faculdades.

Trata-se de um projeto idealizado com o objetivo de apresentar tecnologias e ferramentas pedagógicas que possam ser utilizadas pelos professores do ensino médio, a fim de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos destes profissionais.

Desde meados de 2008, cerca de 15 professores de escolas públicas estaduais de Presidente Prudente recebem orientações e informações sobre o Pacote Office (Microsoft Word, Power Point, Acess, Excel) e Rede Internet para aplicação nas matérias lecionadas.

As aulas foram ministradas por extensionistas da Toledo, com orientações dos  coordenadores de extensão, Mário Augusto Andreta Carvalho e Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes.

Para a finalização das atividades, os professores  do Ensino Médio desenvolveram projetos de pesquisa que foram realizados em grupo durante aproximadamente 30 dias , para cuja elaboração  conjugaram os conteúdos das disciplinas ministradas  por eles com a aplicação da tecnologia aprendida no Projeto Tecnologia do Ensino Médio.

Alice Rodrigues de Oliveira e Maria do Carmo Casadei lecionam para discentes do ensino fundamental e médio. Juntas, fizeram uma pesquisa com os alunos, questionando sobre o uso consciente da energia elétrica nas residências. “Verificamos que a maioria dos pesquisados muitas vezes não tem idéia da média de energia consumida em casa e que o desperdício é muito grande”, explicam.

Após a constatação, utilizaram recursos como tabulação, apresentação em slides e pesquisas na web para formalizarem o projeto final. “Utilizamos pesquisas e recursos tecnológicos aprendidos no projeto para finalizar o nosso trabalho e agora pretendemos apresentá-lo aos nossos alunos, na tentativa de desenvolver uma consciência sobre o uso racional de energia elétrica”, enfatizam.

Na ocasião, também houve um café da tarde de confraternização, onde os membros do projeto trocaram experiências adquiridas durante os encontros e agradeceram pela oportunidade de se atualizarem quanto às novas ferramentas tecnológicas de ensino. "Somos gratos à Toledo não apenas por todos os conhecimentos que nos foi passado, mas também pela possibilidade de nos reunirmos em momentos de descontração, aprendizagem e amadurecimento profissional", concluiu a professora Euridice Junqueira de Pádua.