Pesquisa Toledo revela alta nos produtos natalinos

18/12/2009

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou, no dia 14, a Pesquisa de Preços de Produtos Natalinos nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente e detectou uma alta de 0,15% em relação à pesquisa realizada em 15 de dezembro de 2008.

O grupo dos Enlatados apresentou a maior alta nos preços de seus produtos, registrando 11,71. Figo em calda Predilecta, pêssego em calda (marca mais barata) foram os produtos que mais contribuíram para tal fato, constatando altas de 17,87% e 17,14% respectivamente.

Em contrapartida à alta geral dos produtos Natalinos, alguns produtos obtiveram queda em seus preços, como no caso das frutas natalinas que, no geral, apresentaram queda de 8,60%, destacando ameixas s/ caroço e ameixas secas c/ caroço como produtos que mais contribuíram para esta queda, registrando deflação de 37,09% e 35,04% respectivamente. Outro grupo que apresentou queda foi o de Carnes/Congelados, registrando queda de preços de 1,10%.

Todos os demais grupos apresentaram altas, destacando o grupo dos chocolates com alta de 9,16%, a alta dos preços dos chocolates neste período esta diretamente relacionada ao aumento do preços dos insumos, como leite e açúcar que apresentaram alta expressiva ao longo de 2009.

A pesquisa teve a participação dos alunos dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Tecnólogo em Gestão Financeira: Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gabriela C. Santos, Luciana de Lima, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mario Humberto Salvador Junior sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.