Estudante de Serviço Social atua em Conselho Tutelar

11/12/2009

Concorrendo com outros 12 candidatos, a aluna do 8º termo do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, Dolores Duarte Alves, foi quem recebeu maior número de votos na eleição do Conselho Tutelar de Álvares Machado.

Segundo ela, foi por meio das aulas de oficina da faculdade conheceu o trabalho do Conselho Tutelar. “Quando fizemos uma entrevista com as conselheiras de Presidente Prudente, passei a me interessar pelo assunto. A partir daí procurei ler e aprofundar meus conhecimentos. Quando foi publicado o edital das eleições decidi concorrer, pois entendia que, se eleita, poderia dar a minha contribuição”, afirma a aluna. 

 Dolores conta que, apesar de não atuar como assistente social, está colocando em prática tudo o que aprende na faculdade. “O curso de Serviço Social nos da uma grande bagagem de conhecimento e experiência, o que está sendo muito útil e está me proporcionando condição para desenvolver o meu trabalho, que ainda está no seu inicio”, relata.

A eleição do Conselho Tutelar foi acompanhada pelo Promotor da Infância e da Juventude, Luis Antonio Miguel Ferreira, e por diversos representantes da sociedade local – professores, comerciantes, vereadores, etc.

Conselho Tutelar
Sua função é fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução de problemas relacionados aos mesmos.

Casos de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes, devem ser encaminhados ao órgão, que passa a acompanhar o caso e procurando devolver ao indivíduo o direito de usufruir o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente.