Docente apresentou trabalho em Buenos Aires

27/11/2009

A professora do curso de Serviço Social da Toledo Presidente Prudente, Andréia Cristina da Silva Almeida, participou do “VIII Congresso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos” (VIII Congresso Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos) organizado pela Universidade Popular Madres de Plaza de Mayo (Universidade Popular Mães da Praça de Maio), entre os dias 19 e 22 de novembro, na capital argentina, Buenos Aires.

Além de apresentar seu trabalho, “O Estado e os Direitos dos Homens com fundamentação na teoria de Hobbes e Norberto Bobbio”, a docente levou e inscreveu artigos dos alunos do curso de Direto da Toledo Presidente Prudente Caíque Tomaz Leite da Silva e Aline Tammy Martinez Abe.

A professora afirma que conhecer o movimento das Mães da Plaza de Mayo é fundamental para enfatizar a importancia e a necessidade dos movimentos sociais. “A participação nesse evento, principalmente por ser em outro país,  me possibilitou um conhecimento plural dos diferentes modelos de lutas e de reivindicações populares e da insistência em mantê-los “vivos”, completa.

De acordo com Almeida, o objetivo do evento é renovar o compromisso com a construção de conhecimentos, discursos e práticas das áreas de produção de Saúde e Direitos Humanos. “Debatemos com participantes argentinos que trataram sobre a dinâmica da sociedade argentina, as dificuldades perante as necessidades da população e a grande força das lutas sociais que os argentino lideram”, finaliza.

Madres de Plaza de Mayo
As Mães da Praça de Maio caracteriza-se como um movimento histórico, na sociedade argentina. Esse união das mães é formalizada através de uma associação formada durante o último governo militar da República da Argentina, a fim de recuperar os prisioneiros vivos que  desapareceram. Também buscam estabelecer quem foram os responsáveis pelos atos de crimes contra a humanidade e promover a sua acusação.