Pesquisa Toledo revela alta na cesta básica em PP

21/10/2009

No último mês, o IPT (Índice de Preços Toledo) registrou uma inflação de 1,97%. A pesquisa realizada no dia 16 de setembro constatou que o consumidor gastava R$ 308,11 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa realizada no dia 16 de outubro, este valor subiu para R$ 314,18.

A maior alta ocorreu no grupo de Alimentos, registrando 2,81%.

Os produtos que mais contribuíram para este aumento foram a cebola Kg  e o açúcar Cristal 5Kg, com elevações em seus preços de 50,31% e 13,01%, respectivamente.

A segunda maior alta ocorreu no grupo de Artigos de Limpeza, registrando 0,67%.

Acompanhando a tendência de alta nos preços, destacamos alguns itens como água sanitária 1 litro, com alta de 11,26%, e carne alcatra Kg, com aumento de 6,40%.

Em contrapartida, o grupo de Higiene Pessoal apresentou queda 2,35%, nesta pesquisa. Os produtos que contribuíram para esta redução foram o creme dental 90g, com queda de 11,12%, e o papel higiênico quatro unidades (30m), com queda de 3,48%.

Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, como no caso do tomate Kg, com variação de 97,67%, cujos preços variaram de R$1,29 a R$2,55, e do desinfetante tipo pinho 500ml, com preços que variaram de R$ 1,29 a R$ 2,45, registrando uma variação de 89,92%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 45%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 144,95. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 99,72, economizando assim R$ 45,23.

O IPT acumula uma alta de 3,59% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Dayane Galdino Perez, Edinaldo Vieira de Souza, Fernanda de Lima Bagli, Gabriela Carbonera Santos, Luciana de Lima, Maria Luisa de Lima Pastorim e Mário Humberto Salvador Junior, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Veja aqui a tabela.