ETIC terá palestra ministrada por procurador

Jefferson Aparecido Dias, que além de procurador, é doutor e professor na pós-graduação da Toledo Prudente, falará sobre a importância da pesquisa científica

02/10/2009

A abertura solene do ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica), na próxima terça-feira (6), às 19h, será feita pelo procurador do Ministério Público Federal, na área de Direitos do Cidadão, e professor do curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial da Toledo Presidente Prudente, Jefferson Aparecido Dias (foto).

Dias, que é bacharel pela Faculdade de Direito de Bauru, mestre em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Euripedes de Marília e doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, na Espanha, ministrará a palestra “A importância da pesquisa para os alunos”.

“Pretendo demonstrar que, apesar de para alguns a pesquisa não parecer importante, ela é imprescindível para o futuro. Até mesmo para estudar para um concurso público é necessário adotar um método. Se o estudante possui pretensões acadêmicas, como fazer mestrado ou doutorado, a pesquisa ganha importância ainda maior”, explica o procurador.

Segundo ele é imprescindível que as instituições incentivem e que os alunos desenvolvam pesquisas científicas. “Quando o acadêmico estuda, mas não se vale de métodos e não publica os seus resultados, ele pode aumentar o seu conhecimento individual, mas não colabora para o desenvolvimento do conhecimento coletivo. Por outro lado, quando esse estudo segue critérios científicos, ele contribuirá com a sociedade e, alimentado pelo conhecimento de outros, amplia o seu”, completa.

Sobre encontros científicos, como o ETIC, ele diz que são importantes para a troca de experiência entre aqueles que já realizam pesquisa e os que estão iniciando essa prática. “Além disso, é uma grande oportunidade para os estudantes vejam que fazer pesquisa não é tão difícil, basta ter disciplina e vontade. Eu mesmo, quando estava na graduação, não imaginava que fazer pesquisa seria tão importante na minha vida. Hoje, depois de fazer mestrado e doutorado, confesso que já não consigo viver sem estar realizando alguma pesquisa”, finaliza.

Serviço -  A palestra é gratuita e aberta ao público. Mais informações (18)3901-4000

Clique aqui e veja a programação completa do ETIC 2009.