ETIC premia melhores trabalhos de 2009

Autores receberam premiações diferenciadas durante encerramento do Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC)

08/10/2009

No último dia do Encontro Toledo de Iniciação Científica (ETIC), ocorreu a premiação dos trabalhos melhor avaliados na opinião da comissão julgadora do evento, que é realizado anualmente pela Toledo Presidente Prudente.

O projeto Consumidor Consciente no triênio 2006-2007-2008,  de  autoria de Júlio César Barrios e Maria Lúcia Ribeiro da Costa (categoria Ações de Extensão Universitária), Violência Estrutural : Enfrentamentos para o Serviço Social, escrito por Michelle Cavalli (foto) receberam premiações de valores diferenciados pelo destaque na apresentação e conteúdo acadêmico.

Na ocasião, os presentes também puderam acompanhar relatos dos alunos do curso de Direito, Daniel Gustavo de Oliveira Colnago Rodrigues e Caíque Tomaz Leite da Silva  no evento de Direitos Humanos em Washington, Estados Unidos.

Um mini-curso sobre Educação à distância, sem distância foi ministrado pelo professor do curso de Sistemas de Informação da Toledo Presidente Prudente, Oscar Massaru Fujita, que abordou a importância da internet no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. Outro tema discutido foi o levantamento bibliográfico, pela coordenadora da Biblioteca da Toledo/PP, Miriam Regiane Dutra Cabrera.

O Encontro Toledo de Iniciação Científica da Toledo está em sua 5ª edição e tem objetivo de divulgar e incentivar pesquisas concluídas ou em andamento, resultantes de grupos de iniciação científica, monografias, trabalhos de curso, atividades de extensão universitária e outros, em temáticas pertinente à linha de pesquisas Estado, Sociedade e Desenvolvimento. “O evento proporciona à comunidade acadêmica um espaço para discussões e reflexões sobre as pesquisas desenvolvidas e atividades de extensão universitária, demonstrando a importância desses debates no contexto da sociedade”, explica a coordenadora, Gilmara Pesquero Fernandes Mohr Funes.

Neste ano, foram inscritos trabalhos da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário Toledo de Araçatuba, Instituição Toledo de Ensino de Bauru, Centro de Ensino Superior de Dracena (CESD), Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP), Faculdades Adamantinenses Integradas, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e outras instituições.