IPT registra inflação de 7,13%

28/01/2009

No último mês, o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma inflação de 7,13%. A pesquisa realizada nos dias 16 de dezembro constatou que o consumidor gastava R$ 302,86 para a compra de uma cesta básica em Presidente Prudente. Nesta pesquisa, realizada no dia 19 de Janeiro, este valor chegou à marca de R$ 324,44.

O maior aumento ocorreu no grupo de Higiene Pessoal, registrando 9,87%. Papel Higiênico 4 unidades 30m e o shampoo 340-350ml foram os produtos que mais contribuíram para este aumento, com elevações em seus preços de 20,79% e 18,33%, respectivamente.
A segunda maior alta ocorreu no grupo de Artigos de Limpeza, constatando 7,92%, seguido pelo grupo de Alimentos com 6,65%.
Alguns produtos apresentaram uma significativa diferença de preços entre os estabelecimentos pesquisados, como no caso da carne Acém s/ osso, cujos preços variaram de R$6,45 a R$10,99, registrando uma variação de 70,39%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 60%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 148,84. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$ 92,79; economizando, assim, R$ 56,05.

O IPT acumula uma alta de 18,83% nos últimos 12 meses. Porém, a alta de vários produtos in natura é reflexo da sazonalidade e também de intempéries climáticas que tem provocado excesso de chuva em algumas regiões e seca em outras, fazendo com que os preços dos alimentos oscilem fortemente neste período do ano, diferente de outros momentos inflacionários onde a pressão maior era relativa ao crescimento da demanda.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Fernanda de Lima Bagli, Gabriela C. Santos, Maria Luisa de Lima Pastorim, Samuel Barros Cordeiro e Thiago S. Yassuda, sob orientação do economista, Walter K. Dallari e da supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa