Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC

09/09/2008

O Ministério da Educação – MEC, divulgou ontem (8), em Brasília o resultado do novo indicador de qualidade de Instituições de Educação Superior, o Índice Geral de Cursos da Instituição - IGC.

Foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. A Toledo/PP, comemora o resultado muito positivo que obteve, com 302 pontos e conceito 4. Confira no site do Inep (clique aqui) ou na Tabela divulgada pelo Inep (clique aqui). “A Toledo/PP integra o restrito grupo de 4,1% (confira no Gráfico 3 que fala do IGC das Faculdades Integradas) das Faculdades Integradas, isoladas e outras em todo o Brasil, que obtiveram o conceito 4”, afirmou a direção da faculdade.

Esta é a primeira edição desse Índice que sintetiza, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua. A avaliação é feita em valores contínuos, com notas que vão de 0 à 500. A intenção do MEC é que estudantes, pais, professores e até mesmo, as instituições de Ensino Superior acompanhem com maior clareza os processos de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, a partir do IGC. Além de conferir mais transparência ao processo, o indicador também oferecerá subsídios consistentes ao trabalho de avaliação in loco de cada instituição.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados das visitas in loco e do desempenho dos estudantes eram muito discrepantes.

"A partir do IGC os avaliadores irão a campo com todos os dados objetivos relativos a cada instituição para que as informações sirvam de guia para julgamento mais criterioso. O objetivo do processo como um todo é melhorar a qualidade do ensino superior no país, sobretudo daquelas instituições que não vêm demonstrando um grande compromisso com a qualidade”, afirmou.
Para se chegar ao resultado são utilizados a média dos conceitos preliminares dos cursos da instituição (CPC) – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

O MEC separou as instituições por natureza: universidades, centros universitários (nenhum no país recebeu nota 5) e faculdades isoladas e integradas. A divisão teve por objetivo evitar comparações de notas, já que enquanto uma universidade tem muitos cursos, uma faculdade isolada pode ter apenas um. Assim, se este único curso da faculdade é bem avaliado, a instituição toda é beneficiada com a nota. Numa universidade, em que é feita uma média da classificação de todos os cursos, é possível que a análise de um curso resultasse em nota cinco, e de outro, em nota um – o que a desfavorece na média.

Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no período de 2005 a 2007. Esse indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.

O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmente pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC.

“É essencial que a comunidade tenha conhecimento dos indicadores das Instituições de Ensino Superior, para que sua opção seja a mais consciente possível. Acreditamos que um índice mais abrangente, que contempla em síntese, a infraestrutura, corpo docente e a parte didática-pedagógica da Toledo/PP, bem como o resultado alcançado, para seus alunos é altamente significativo, na medida em que possa traduzir essa qualidade de ensino. É evidente que uma avaliação dessa dimensão pode apresentar distorções, mas suas diretrizes são louváveis”, salientou a direção da Toledo/PP.

(Fonte: Inep)