Para Bob intercâmbio é essencial

03/09/2008

“Um pedaço de papel não é o suficiente”, foi assim que o diretor de Marketinhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/visitabobsite2008capa.gifg da Fairleigh Dickinson University - FDU, Bob Korzeniowski começou sua palestra que foi realiza ontem (1), no período da manhã, na Toledo/PP.

Mas o que isso significa? Bob explica: “Eu pensava que depois de formado, com o diploma na mão poderia fazer um `monte de dinheiro´, mas com o tempo, percebi que não, o diploma era apenas o começo de muita coisa que eu teria que ter pela frente, pois os empregadores esperam muito mais de cada um de nós. E hoje, vocês estão tendo uma oportunidade que infelizmente eu não tive, esta parceria da Toledo/PP com a FDU é extremamente importante para o currículo de cada um, ainda mais porque vivemos em uma educação global. Vocês estão no tempo certo, perfeito para mudar de vida, e se a Toledo/PP está dando esta oportunidade, aproveitem! Vocês são um sortudos!!!”, afirmou.

Como Bob não fala português e, nem todos os presentes dominam o inglês, a aluna do 1º ano de Direito, Cristiane Molina Fernandes Silva foi quem traduziu a palestra.

A presença do Bob na Toledo/PP teve como objetivo dar continuidade ao processo de parceria para intercâmbio institucional entre as duas instituições de ensino e proporcionar aos alunos, ex-alunos, professores e funcionários a oportunidade ouvir sobre as vantagens da parceria para o futuro profissional, de estudar no exterior, como é estudar em uma Universidade como a  FDU e responder as principais dúvidas dos interessados.

“Muito bom a Toledo/PP investir neste sentido, pois enquanto aluno e, até mesmo, ex-aluno, poderei usufruir. Não pretendo ir agora, pois primeiro quero me formar e fazer um mestrado, mas é muito bom já ter esta segurança”, falou o aluno do 3º ano de Administração, Diogo Gonçalves de Moraes. “Tenho a intenção de estudar fora, pois acredito que é uma experiência muito boa e super importante para meu currículo. Melhor então que a Toledo/PP oferece esta oportunidade, facilita bastante”, disse a aluna do 3º ano de Ciências Contábeis, Ariane de Souza.

“Esta é uma experiência que todos devem passar, pois saber inglês não é um adicional, mas sim uma obrigação. Digo que quem não tem inglês, não tem futuro”, falou a professora de inglês Érica Camacho, da Wizard que veio assistir a palestra de Bob. “Morei um ano nos Estados Unidos e sei o quanto esta é uma idéia fantástica. O pessoal de outros países gostam muito de nos receber, nos tratam muito bem. A Toledo/PP acertou muito em oferecer este benefício a seus alunos e aproximá-los desta oportunidade”, falou a ex-aluna de Direito da Toledo/PP, Lisiane Silva Vieira.

Esta ação faz parte do projeto Toledo no Mundo que teve início em 2008, com o 1º Intercâmbio de alunos para Vancouver, no Canadá, para um curso de imersão de inglês, que durou quatro semanas. Agora, para 2009, a Toledo/PP pretende levar mais um grupo para o Canadá para estudar na FDU.

“O interessante é que quando os alunos chegam no Canadá fazem uma prova para saberem em que nível estão e qual sala vão estudar. Mas não precisam se preocupar, pois temos opções variadas”, afirmou Bob que aproveitou para falar sobre a oportunidade de estudar um mês, seis meses ou até mesmo transferir algumas matérias e fazer lá, também sobre as oportunidades de trabalho e os descontos – bolsas.

Ao final, falou sobre os outros campus da FDU, nos Estados Unidos e na Inglaterra e também sobre como é a cidade de  Vancouver e o que a FDU canadense oferece. “A Toledo/PP quer formar profissionais globalizados e com diferenciais para ingressarem no mercado e esta atividade é um grande passo. As experiências apresentadas pelo Bob com certeza sensibilizaram os presentes a saírem da acomodação, a retornarem ou a iniciarem seus estudos em uma segunda língua buscando redirecionarem suas carreiras. Além da FDU, estamos em negociação universidades na Espanha e em Quebec, também no Canadá. Em breve teremos novidades”, salientou a diretora acadêmica da Toledo/PP, Zelly Pennacchi Machado.

Quem quiser saber mais sobre o Toledo no Mundo pode procurar a Zelly na Toledo/PP.