Jornada vai contar com 3 professores

02/09/2008

A próxima Jornada Acadêmica de Cinema – Sessão da Tarde da Toledo, que ocorre no dia 4 de setembro, vai contar com três debatedores: o coordenador do curso de Direito e professor da Toledo/PP, Sérgio Tibiriçá Amaral, o promotor de justiça e professor da Toledo/PP, Gilson Sidney Amâncio e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica e professor da Toledo/PP, Márcio Ricardo da Silva Zago. O filme exibido será Julgamento em Nuremberg e os debatedores vão discutir sobre o Nazismo durante a 2ª Guerra Mundial.


A Jornada terá início às 14h e vai até às 17h. Os interessados podem se inscrever aqui. A Jornada é aberta para toda a comunidade e a entrada é gratuita.


Sinopse do filme - O juiz aposentado Dan Haywood, morador do pequeno Estado do Maine, EUA, é designado para a árdua tarefa de presidir, na cidade de Nuremberg, Alemanha, o julgamento de quatro juízes alemães, acusados de terem usado seus altos cargos para permitir e legalizar as atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo judeu, durante a 2ª Guerra Mundial. No Tribunal, Haywood procura esclarecer fatos e dúvidas e ouve muitas histórias do período negro da história mundial, desde as reminiscências do casal de criados alemães, até as amarguras da nobre e elegante Madame Bertholt, que procura sempre mostrar que a Alemanha não é só crueldade e terrorismo. À medida em que surgem provas de esterilização e assassinatos de judeus, a pressão política vai-se tornando cada vez maior, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha.  Além disso, os governos aliados querem fortemente esquecer o passado, mas a coisa certa a ser feita é a questão que esse Tribunal tentará responder.

Prêmios que este filme recebeu:


Academia de Hollywood  -  Oscar de Melhor Roteiro Adaptado
Academia de Hollywood  -  Oscar de Melhor Ator  (Maximilian Schell)
Globo de Ouro  -  Prêmio de Melhor Direção
Globo de Ouro  -  Prêmio de Melhor Ator-Drama  (Maximilian Schell)
Sindicato dos Jornalistas Italianos Crítcos de Cinema  -  Prêmio de Melhor Diretor Estrangeiro
Prêmios David di Donatello  -  David de Melhor Filme Estrangeiro