EIC homenageia ex-professor

22/09/2008

Começou hoje (22) pelahttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/inic1dia2008capa.gif manhã, na Toledo/PP, o IV Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Extensão Universitária da Toledo. A abertura foi feita pela coordenadora de extensão, Gilmara Funes.

Logo após, o professor Nilson Tadeu Reis Campos Silva iniciou seu mini-curso sobre Direito dos Idosos. Depois, os participantes foram para as salas para darem início as apresentações.

A abertura oficial ocorreu na noite de hoje (22). Sob a regência do grupo musical Felipe Cândido Rodrigues e Jessika Mayumi Suguiyama, Gilmara mais uma vez teve a palavra para abrir o evento só que desta vez, antes mesmo de dar início aos trabalhos da noite, fez questão de afirmar que a partir de 2008, o nome deste Encontro passa a ser IV Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Extensão Universitária Professor Doutor Sebastião Jorge Chame.

“Conforme sugestão da professora Vera Canhoto, que era coordenadora de extensão da Toledo/PP decidimos colocar este nome em homenagem ao nosso saudoso professor Chammé, pois foi ele quem implantou a pesquisa na Toledo/PP e despertou em todos nós esse desejo”.

A esposa do professor, Regina Chammé, convidada especialmente para o evento, compôs a mesa principal, juntamente com os coordenadores de curso da Toledo/PP, e a palestrante da noite a mestre e doutora em Educação, Raimunda Abou Gebran.

Regina recebeu um mimo da faculdade pela homenagem feita para Chammé. “Te levamos em nossos corações professor Chammé e temos muita gratidão por tudo que você nos deixou que é o respeito e a honestidade. Obrigada professor Chammé, pois a árvore que o senhor plantou está cada dia mais frutífera”, salientou Gilmara.

Após a homenagem, Raimunda começou sua palestra que tratou sobre A importância da pesquisa na Graduação. “O aluno da graduação não deve ter apenas a preocupação em se formar, mas sim em pesquisar, pois é neste momento que se desenvolvem a indagação, o questionamento, a problematização e sua postura crítica e reflexiva. E é esse processo que envolve a construção de novos conhecimentos, já que sem ele seremos apenas reprodutores e imitadores de uma realidade. Por isso, nada mais essencial do que aproveitar o momento acadêmico para se dedicar à pesquisa”, afirmou Raimunda.

Em seguida, os presentes seguiram para um cofee break e para as apresentações orais e de pôsteres.

IV Encontro de Iniciação Científica e III Encontro de Extensão Universitária da Professor Doutor Sebastião Jorge Chammé segue amanhã.

Confira a programação.

23/09/2008 - 3ª feira