Curso de extensão na área de Direito

04/09/2008

A Toledo/PP realiza mais um curso de extensão: O Direito nas sociedades “sem Direito”: tópicos em Antropologia Jurídica. Os interessados têm até o dia 15 de setembro de 2008 para se inscreverem. As inscfições podem ser feitas aqui!!!

Este curso pretende discutir as práticas jurídicas em sociedades tribais, as quais não possuem um ordenamento legal positivado e uma estrutura judiciária como nas sociedades modernas. “Com o olhar da Antropologia Jurídica, buscaremos entender o Direito nessas sociedades, evidenciando uma pluralidade rica do Direito nos povos. Busca-se ampliar a noção de Direito, demonstrando que todas sociedades o possuem, mesmo que não tenham no seu vocabulário noções com conotação jurídica ou instituições judiciárias específicas ou mesmo operadores do Direito”, afirmou a coordenadora de extensão da Toledo/PP, Gilmara Funes.

Na mesma medida, este curso vai tentar evidenciar que muitas das formas de Direito das sociedades tribais (a vingança de sangue, o linchamento, as negociações informais) persistem em paralelo e contra o Estado e o Direito na própria sociedade.

Quem vai ministrar este curso é o doutor em história e sociedade, professor de Antropologia em Cursos Jurídicos, José Artur Gonçalves. As aulas serão expositivas, com diálogos, discussões, estudos de casos especiais e apresentação de filme.

O público-alvo são estudantes de Direito e de Serviço Social, além de profissionais ligados a estas duas áreas e demais interessados.

As aulas vão ocorrer nos dias 20 e 27 de setembro e 4 e 11 de outubro, das 13h às 17h, na Sala de Projeção “Pascoal Diniz Navarro” da Toledo/PP. O valor do curso é R$110, podendo ser pago à vista, ou em duas vezes de R$ 55 (entrada + 30). Todos os participantes vão receber um CD-Rom contendo textos de apoio e casos discutidos em aula.

Para os alunos da Graduação será válido como atividade complementar.

Mais informações clique aqui!