Cima falou sobre o Sentido da Vida

11/09/2008

O Sentido da Vida, foi sobre este assunto que o psicólogo e professor dhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/eliascima2008capasite.gife Educação Física, Elias Cima que é pós-graduado em Psicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Havana, Cuba tratou na manhã de hoje (11), com os alunos do programa de extensão, Toledo Aberta à Melhor Idade.

Para Cima os sentidos da vida envolvem: nutrição, afetividade/sexualidade, vida social e a fé. “Para sermos felizes temos que conseguir o equilíbrio destes pontos que são fundamentais para todas as pessoas e, se por acaso, perde algum desses é difícil ser feliz, pois se chega a inibição dos prazeres”, afirmou ressaltando que na Suécia é direito de todas as pessoas terem esses sentidos, por isso é que é o país com o maior número de suicídios do mundo. “Quando você não tem que lutar por seus objetivos, tudo lhe é dado, você paga um preço por isso que é a autodestruição o que acaba gerando uma profunda tristeza”.

Cima contou que esta é uma palestra ministrada para todas as idades, porém a 3ª Idade é a que melhor absorve seus conceitos. “Os jovens ainda não acreditam que vão envelhecer, nem pensam nisso, já a 3ª Idade vive isso se preocupa e muito com a qualidade de vida e com os prazeres da mesma, pois têm consciência do peso da idade”, salientou.

Além da Toledo/PP, Cima veio para Presidente Prudente para atender as pessoas interessadas em tratar as manchas senis. Ele detém patentes da técnica de eliminação das manchas senis, também conhecidas como melanoses solares.

Elias Cima já participou de inúmeras atividades extra-curriculares, no Brasil e no exterior (Alemanha, França, Egito, Argentina, Itália e Espanha), em sua área de estudo. Ministrou diversas palestras no campo da medicina natural e publicou artigos em jornais e revistas sobre o referido assunto.

Manchas Senis
As manchas senis também conhecidas como melanoses solares, que são manchas acastanhadas, algumas mais claras, outras mais escuras vão aparecendo no decorrer da vida. São mais comuns em pessoas claras, e começam a surgir a partir dos 20 anos. Elas são decorrentes da exposição ao sol, à qual a pessoa se submeteu durante toda a vida e não apenas "no último verão", como alguns pensam. São mais freqüentes na face, colo, dorso das mãos, antebraços. Para tratar dessas manchas, desde 1987, Cima criou a Fundação Cima´s, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida por meio de pesquisas, palestras para grupos e espaço para eventos culturais, além dos tratamentos das manchas.