Toledo no 1º Fórum Ambiental

22/08/2008

Está ocorrendo hoje (22), em Presidente Prudente, o 1º Fórum de Direito Ambihttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/forumdambiental2008capa.gifental do Pontal do Paranapanema. O evento foi realizado no Centro Cultural Matarazzo e a Toledo/PP estava presente cadastrando as pessoas para receber por e-mail, todas as informações da faculdade.

No momento do cadastro, a pessoa poderia optar sobre qual assunto ela teria interesse, como Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Melhor Idade, Educação Continuada, entre outros.

As colaboradoras da Toledo/PP que estavam presente no Fórum também distribuíram panfletos e informaram sobre a Educação Continuada, um projeto que oferece cursos de curta duração e funciona como um processo de qualificação profissional que proporciona aperfeiçoamento, troca de experiências, conhecimento e desenvolvimento de conceitos, estratégias e ferramentas de aprendizagem atualizadas, atendendo cada vez mais os requisitos de um mercado em permanente mudança; também sobre o novo curso, Sistemas de Informação; Pós-Graduação Toledo e demais atividades.

Além disso, os coordenadores de curso, Sérgio Tibiriçá Amaral e Ronaldo Machado também marcaram presença no Fórum.

Quem presidiu a mesa no período da manhã, foi o professor Damásio de Jesus e as palestras ficaram a cargo do advogado Werner Grau Neto, do Desembargador e Ex-Corregedor Geral da Justiça, Gilberto Passos de Freitas, do Promotor de Justiça Daniel Fink e do Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Cidade Semeghini. Os temas respectivamente foram: Advocacia e a busca da sustentabilidade, Tutela penal do meio ambiente, Aspectos relevantes do licenciamento ambiental e Universalização do Saneamento.

Já no período da noite, a presidente da mesa foi a professora e socióloga, Marília Libório. Os palestrantes foram o Procurador-Geral da Justiça, Fernando Grella Vieira que tratou sobre O Ministério Público e a defesa dos interesses macrossociais; o biólogo, reitor da Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade, doutor em Ecologia pela Universidade da Flórida – EUA, Diretor Internacional de Conservação do Wildlige Trust Alliance, NY, Cláudio Valladares Pádua, que discorreu sobre Biodiversidade e serviços ecossistêmicos; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Professor-Visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, Austin, Antônio Herman Benjamin, que falou sobre Proteção Jurídica da Flora; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Eustáqui S. Martins que abordou sobre Direito de propriedade e meio ambiente: posição do Superior Tribunal de Justiça e, por fim, a última palestra ficou a cargo do Advogado e Livre-Docente em Direito Ambiental, Celso Antônio Pacheco Fiorillo que tratou sobre A ação civil pública como instrumento de defesa da biodiversidade e do uso sustentável da propriedade.