Toledo livre da Rubéola

12/08/2008

Teve início no dia 9 de agosto de 2008 a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar aproximadamente 70 milhões de homens e mulheres durante cinco semanas.

A Toledo/PP está fazendo sua parte, sendo que lançou a campanha Toledo Livre da Rubéola e no dia 13 de agosto de 2008 vai ser um pólo de vacinação para seus alunos, professores e funcionários. Uma equipe da Secretaria de Saúde da cidade estará vacinando na faculdade às 8h e às 19h.


O foco desta campanha são pessoas do sexo masculino já que, em 2007, eles representaram 70% dos casos de rubéola registrados no país. Mas todos entre 20 e 39 anos devem tomar a vacina. A vacinação será feita em duas frentes: com a aplicação da vacina dupla viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país, e por meio da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em pessoas entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Minas Gerais e Mato Grosso.


A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.


A conseqüência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).

(fonte: O Globo Online)