Malú representa Toledo em Brasília

29/08/2008

A supervisora da Empresa Júnior Toledo – EJT, Maria Lúcia Ribeiro da Costa (Malú), esteve emhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/malubrasilia2008.gif Brasília participando do II Encontro da Sondagem Industrial, que ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto de 2008, na Confederação Nacional da Indústria - CNI.

(Na foto estão: os responsáveis pela pesquisa Sondagem Industrial realizada trimestralmente pela CNI em nível nacional, Maria Cecília Rabello, Renato da Fonseca e Maria Angélica Dias Moreira com a supervisora da EJT, Maria Lúcia Ribeiro da Costa - de branco)

Estavam presentes os responsáveis diretos pelo processo de geração da Sondagem Industrial em cada Federação. O objetivo do encontro foi discutir questões relacionadas ao processo de construção da Sondagem Industrial, incluindo a abordagem estatística em geral, a metodologia da pesquisa, análise dos resultados, problemas enfrentados e melhores práticas para solução dos mesmos.

Em Presidente Prudente, a regionalização foi implantada junto à Toledo/PP, por meio da Empresa Júnior Toledo – EJT. “Foi uma honra participar deste evento representando a região, principalmente pelo fato de poder relatar a nossa experiência na implantação de uma nova metodologia de trabalho que foi a regionalização da Sondagem Industrial no Estado de São Paulo.

Esta ação teve início no primeiro trimestre de 2007, por meio de uma parceria entre a Fiesp e a CNI e foi implantada como teste em três regiões, sendo a região de Presidente Prudente a que obteve os melhores resultados”, afirmou Maria Lúcia, que acrescenta outros pontos importantes vivenciados neste encontro.

“Tive a oportunidade de aprofundar o conhecimento da metodologia utilizada em todas as fases da pesquisa; pude também conhecer os responsáveis pela Sondagem Nacional e os representantes de cada Federação. Acredito que toda esta aproximação tornará o trabalho mais dinâmico e, com certeza, irá melhorar ainda mais nosso desempenho, possibilitando mantermos as metas estabelecidas pela CNI que busca, cada vez mais, aumentar o grau de confiabilidade da pesquisa e gerar indicadores fundamentais para a boa gestão dos negócios. Muitas medidas tomadas pelo Banco Central, investidores e empresários têm como base os resultados deste trabalho”, enfatizou.

A comunidade empresarial da região de Presidente Prudente sempre pediu o desenvolvimento de indicadores regionais. No início de 2007, a Toledo/PP por meio da Empresa Junior, lançou o IPT, Índice de Preços Toledo regional e estabeleceu parceria com a Fiesp para a implantação da regionalização da Sondagem Industrial.

“Para podermos divulgar os dados regionalmente precisamos manter a meta estabelecida pela CNI , que garante a qualidade estatística dos resultados. Para tanto, é essencial a colaboração dos industriais que são contatados pela Empresa Júnior Toledo e que recebem o questionário da CNI. A Fiesp local vem apoiando nossa pesquisa, entrando em contato com alguns empresários e solicitando a participação dos mesmos”, explicou Maria Lúcia.

A EJT incluiu a Sondagem Industrial no Programa de Bolsas de Estudos da Toledo como um Projeto de extensão universitária. Desta forma, os alunos que participam de outro projeto chamado Coleta de Preços e Índice de Preços Toledo dedicam parte do tempo para a prospecção da Pesquisa e elaboração do relatório junto com o Professor Orientador – estatístico.