Jornada exibe Tropa de Elite
20/08/2008
Amanhã (21) é dia de Jornada Acadêmica de Cinema – Sessão da Tarde. O filme exibido será Tropa de Elite e o debate vai tratar sobre a Violência, que também foi tema das redações do Vestibular Programado 2009 Toledo, que ocorreu no dia 17 de agosto.
A exibição do filme terá início às 14h e, ao final, terá o debate. Quem irá coordená-lo é o professor da Toledo/PP, o promotor público, Gilson Sidney Amâncio de Souza.
A Jornada Acadêmica de Cinema – Sessão da Tarde é um projeto de extensão da Toledo/PP oferecido para toda a comunidade, gratuitamente. Toda semana é exibido um filme, sempre com assuntos que propiciem discussões.
Serviço – Mais informações na Toledo/PP pelo telefone (18) 3901-4000.
Sinopse do Filme - "Tropa de Elite" conta a história de dois amigos de infância, Neto e Matias. Um que pertence à classe média e outro da classe baixa, filho de doméstica. Ambos realizam o sonho de infância de se tornarem policiais militares, dividindo o tempo entre as operações nos morros cariocas e as aulas numa faculdade particular. Decepcionados com a instituição, entram para o BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). Um deles morre, e é aí que o outro vira um policial do BOPE de verdade.
O filme "Tropa de Elite", de José Padilha, foi alvo de pirataria e muito antes da estréia já estava sendo vendido em cópias ilegais por camelôs, no Rio de Janeiro. A versão pirata, que está sendo oferecida a R$ 10 no comércio informal, corresponde, segundo o diretor, ao "terceiro corte [versão editada] do filme" e, de acordo com Padilha, há registros "de todos os que puseram a mão nessa cópia".
O cineasta diz que, no ponto em que estão, as investigações demonstram que "o elo entre o cara que roubou e o mercado de pirataria é um PM, o que comprova a tese do filme". Durante as filmagens, em 2006, no Rio, a equipe foi alvo de um roubo. Os ladrões abordaram uma van que transportava um carregamento de armas cenográficas e levaram o armamento.
(Fonte:www.cinemacomrapadura.com.br)