Desafio: alunos estão na Semi-Final

13/08/2008

Os alunos de Administração da Toledo/PP, Anderson Diego Silva Tarifa, Cristianhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/desafiosebraesite20081.gifo Lorencette Rui, Evandro de Mattos, Luiz Fernando da Cruz Bertani e Marcelo Fernandes Alves de Lima que estão participando do Desafio Sebrae 2008 estão comemorando: eles foram classificados para a fase Semi-Final Estadual.

“Sem dúvida é uma grande conquista. Até agora já tomamos seis decisões e obtivemos lucro, por isso é que conseguimos chegar na Semi-Final”, disse Marcelo.

“Participar deste Desafio está sendo muito importante, pois estamos tendo contato com diversas áreas de uma empresa como o marketing, a produção, o treinamento de funcionários, as estratégias, a compra de materiais, entre outras”, explicou Anderson.

“É muito satisfatório chegar até aqui. Esperamos ir bem mais longe mas só de estar na Semi-Final é excelente e mostra que estamos conseguindo trabalhar em equipe e gerando lucros”, falou Luiz Fernando.

Na edição deste ano, os universitários estão tendo que administrar uma indústria de calçados femininos, setor que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - Abicalçados, exporta 180 milhões de pares de calçados/ano. A equipe dos alunos da Toledo/PP, Maldec está trabalhando com a indústria Miss Louise (M&L) – nome criado por eles.

Estão participando do Desafio Sebrae instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, sendo todas reconhecidas ou cadastradas no MEC. São cerca de 93 mil estudantes, sendo desses, 14 mil do Estado de São Paulo.

O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE em parceria com a Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Ele é um jogo de empresas voltado para estudantes do Ensino Superior de todo o Brasil e funciona como uma competição nacional, de caráter educacional com diversos objetivos como: estimular o espírito empreendedor e disseminar a cultura empreendedora em estudantes universitários, possibilitar aos participantes uma experiência simulada na gerência de uma empresa, desenvolver habilidades para trabalhar em equipe, entre outras.

Um dos pontos mais importantes deste desafio é que os participantes estão tendo contato com o ambiente e a dinâmica empreendedora por meio de um software exclusivo.

O Desafio Sebrae é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que os competidores jogam via Internet e, as outras duas, são presenciais quando a estrutura do jogo muda, sendo adotado regime de imersão.

Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil e, apenas os grupos que conseguirem os melhores resultados estarão aptos para prosseguir na disputa. Os ganhadores vão receber prêmios como computadores e uma viagem para conhecer centros empreendedores na Itália.

As finais estaduais acontecem no mês de outubro e a semifinal e a final nacional em novembro.

Contato – Quem quiser falar com a equipe Maldec pode enviar um e-mail para equipemaldec@hotmail.com.