IPT registra inflação de 5,63%

11/07/2008

No último mês, o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma inflação de 5,63%. Na primeira quinzena do mês de Junho, o consumidor gastava R$ 294,56 para comprar a cesta básica regional. Nesta primeira quinzena de Julho, esse valor atingiu o total de R$311,14.


Entre os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços estão a Feijão carioquinha kg, Papel higiênico 4un e a Carne acém s/ osso kg com elevação nos preços de 47,90%; 31,07%; e 27,11%, respectivamente.  Os produtos que obtiveram as maiores baixas em seus preços foram a Batata 14,73, a Cebola 12,07% e o Alho 10,66%. Vale lembrar que a Batata e o Alho há um mês atrás foram os produtos que obtiveram as maiores altas.


Alguns produtos tiveram variação de preços entre estabelecimentos acima dos 100%, como é o caso do Papel higiênico 4un sendo encontrado por R$1,20 e R$3,79, uma variação de 215,83% e da Margarina 500g, com menor preço encontrado R$1,09 e maior preço R$2,45, variação de 124,77%.


A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 44,12%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$133,67; já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$92,75; economizando assim R$40,92.


Em geral o grupo Higiene Pessoal foi o que obteve a maior alta 11,33%, seguido pelos alimentos 5,09%, e os Produtos de Limpeza com alta de 3,37%.


O IPT acumula uma alta de 26,1% nos últimos 12 meses, porém esse número é inferior ao apresentado na última pesquisa que acumulava 28%, se confirmando essa redução nas próximas pesquisas pode indicar um início do controle dos aumentos dos preços da sexta básica do consumidor prudentino.


A pesquisa teve a participação dos alunos: Diego Fachiano Neves, Gabriela Santos, Murilo K. M. Haga, Samuel Barros Cordeiro e Thiago S. Yassuda, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

 

Confira os resultados da pesquisa