Grupo de carnes teve a maior alta

11/07/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a Coleta de Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente no dia 2 de Julho de 2008, sendo constatada alta de 1,51% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Carnes/Embutidos com alta de 5,84%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram o Frango Congelado (Kg) 19,57% e o Acém (Kg/peça) com alta de 13,37%.

Em contrapartida aos aumentos generalizados, o grupo de Matinais/Doces apresentou queda de 1,14%. Os Produtos que mais contribuíram para este fato foram a Caixa de Bombons Garoto 400g e o Café Caboclo 500g (vácuo) com baixas de 4,73% e 3,37% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso da Toalha de Papel Scott/Chiffon (2 rolos) e do Macarrão Inst.Nissim Lámen (miojo) com variação de 120,60% e 54,14%, respectivamente. Nessa pesquisa, o menor preço encontrado da Toalha de Papel foi o de R$ 1,99 e o maior de R$ 4,39. Já o Macarrão obteve o menor preço de R$ 0,57 e o maior de R$ 0,89.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 488,21. Porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 384,94 economizando assim 26,83% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Diego Fachiano Neves, Gabriela C. Santos, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira o resultado