Produtos têm alta de até 23,55%

13/06/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a Coleta de Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente no dia 5 de Junho de 2008, sendo constatada alta de 3,08% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Carnes/Embutidos com alta de 8,37%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram o Frango Congelado (Kg) 18,11% e o Acém (Kg/peça) com alta de 15,47%.

Em contrapartida aos aumentos generalizados, o grupo de Bebidas apresentou queda de 0,93%. Os Produtos que  mais  contribuíram para este fato foram a Tubaína Funada Pet 600ml e o Guaraná Antártica 2L com baixas de 6,13% e 2,90% respectivamente.

O Papel higiênico Personal 8 unidades desta vez foi o produto que obteve a maior alta nos preços, com 23,55% . Nesta pesquisa o encontramos a um preço médio de R$ 4,31 enquanto que no mesmo período do mês anterior este produto custava R$ 3,49.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Papel higiênico Personal 4unidades Neutro com variação de 124,26%, sendo encontrado o menor preço de R$ 1,69 e maior de R$ 3,79.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 470,88. Porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 373,71 economizando assim 26% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Diego Fachiano Neves, Gabriela Santos, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga, sob orientação do economista Walter K. Dallari e da supervisora de prática profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa