ERESS define pautas para ENESS

05/05/2008

Alunos do curso de Serviço Social da Toledo/PP participaram nos dias 19, 20 e 21 http://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/eress2008sitecapa.gifde abril de 2008, do XXX Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social – ERESS que ocorreu em Lins-SP.

O tema do evento foi: “Um povo ignorante é o instrumento cego de sua própria destruição”. (Simon Bolívar). “Não há dúvidas de que o evento representou um momento importante para a profissão bem como para a formação acadêmica, uma vez que possibilitou o encontro de profissionais e estudantes de diversas regiões. Desta forma, os debates em torno das discussões propostas apresentaram uma riqueza de pensamentos e pontos de vista, o que nos permitiu perceber um respeito ao pluralismo a diversas correntes teóricas. O evento consistiu num amplo espaço democrático em que os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e posicionamentos em torno das recentes discussões da profissão”, disse a aluna de Serviço Social e presidente do D.A XV de Maio, Michelle Cavalli.

Os diversos debates e pontos de vista apresentados no evento serão sistematizados em documentos e levados à discussão no Conselho Nacional dos Estudantes de Serviço Social, que, por sua vez, formulará de acordo com o que lhe foi apresentado, o novo tema e eixos para o Encontro Nacional dos Estudantes de Serviço Social - ENESS que, será realizado em julho de 2008, em Londrina.

“Sob esta perspectiva observamos a amplitude que o evento ganha, uma vez que é uma possibilidade de participação ativa dos discentes nas decisões que permeiam a profissão. Torna-se um verdadeiro espaço de protagonismo estudantil da nossa região, contribuindo para a formação de profissionais competentes, pró-ativos cuja intervenção seja crítica, uma vez que há a busca constante pelo conhecimento da realidade”, completou Michelle.

O ERESS é um encontro anual que reúne os estudantes de Serviço Social do Estado de São Paulo, sendo a instância máxima de discussões e deliberações da região. As discussões do Encontro, assim como do Movimento Estudantil em Serviço Social, são estruturadas em eixos para debate, sendo eles: movimento estudantil, conjuntura, universidade, formação profissional e cultura. Além do caráter político e formativo o ERESS promove também a integração dos estudantes da região, possibilitando o intercâmbio e a participação no movimento estudantil.

TEMAS DISCUTIDOS NO ENCONTRO:

Reformas Neoliberais e o Enfrentamento da Classe Trabalhadora ao Imperialismo; A Utilização da Mídia no Processo de Alienação e/ou Transformação; Movimento Estudantil do Serviço Social - MESS dentro da Perspectiva de Movimento Social e sua Contribuição para Formação Profissional e Ataques à Universidade e o Rebatimento na Formação Profissional.