Consumidor pode economizar até 52%

06/05/2008

No fechamento do mês de abril o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma inflação de 0,04%; abaixo do IPCA que teve uma inflação que é da ordem de 0,59%. No dia 2 de abril o consumidor gastava R$ 279,64 para comprar a cesta básica regional, já no dia 30 de abril, esse valor atingiu o total de R$ 279,76.

Entre os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços, está o Tomate, a Água Sanitária 1L e a Açúcar cristal (5Kg), com elevação nos preços de 22,92%; 16,44% e 12,55% respectivamente.

Os produtos que obtiveram as maiores baixas em seus preços foram o Desodorante Spray 90ml-100ml 18,87%; o Feijão Carioquinha 1Kg 15,90% e o Detergente liquido 500ml 14,43%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 52%, no valor da sua cesta básica. Se comprasse uma unidade pelo maior preço praticado, ele gastaria cerca de R$127,18; já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, ele gastaria R$83,66; uma economia de R$43,52.

Em geral os alimentos obtiveram alta nos preços de 0,43%. Os Produtos de Limpeza sofreram uma pequena queda de 0,52% em seus preços no geral, assim como o  grupo de Higiene Pessoal também teve queda que foi de  2,24%.

No acumulado do ano o IPT acumula alta de 13,5% um aumento expressivo se considerar a inflação desse mesmo período medida pelo IPCA que é da ordem de 4,94%, porém cabe ressaltar que na última quinzena do mês de abril, os preços desaceleram, indicando que podem entrar em um processo de estabilidade.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Murilo K. M. Haga, Mayara Cristina Lamberti, Samuel Barros Cordeiro, Thiago S. Yassuda,  e Diogo Gonçalves de Morais, sob orientação do economista Walter K. Dallari e da supervisora de prática profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira os resultados