Toledo no Mundo: dias 3 e 4 de abril

01/04/2008

Tendência que mais cresce nos dias de hoje, em termos de educação, são os intercâmbios estudantis em que os alunos não querem mais fazer apenas uma graduação, mas sim complementá-la com estudos no exterior.

A Toledo/PP realiza este sonho e, a partir de agora os alunos, ex-alunos e docentes Toledo/PP podem estudar no exterior por meio do Projeto Toledo no Mundo. A apresentação oficial do Toledo no Mundo será feita nos dias 3 e 4 de abril de 2008, na sala 83 da Pós-Graduação. No dia 3, às 11h e às 20h40 e, no dia 4, às 11h e às 18h.

O Programa de Extensão Internacional faz parte do Projeto Toledo no Mundo que tem como objetivo principal à internacionalização dos alunos, ex-alunos e docentes da Toledo/PP. “Queremos fomentar em nossa comunidade acadêmica o estudo de uma segunda língua buscando formar um profissional diferenciado para o mercado de trabalho, um profissional que domine idiomas, conheça culturas estrangeiras e interaja com o mundo globalizado”, diz a diretora acadêmica da Toledo/PP e coordenadora do projeto, Zelly Pennachi Machado.

Em um primeiro momento, a Toledo/PP vai acompanhar um grupo que realizará um curso de inglês em Vancouver, no Canadá, no período de 7 de junho a 6 de julho de 2008. Além de aprender o inglês os estudantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar uma outra cultura; também vão fazer novos contatos e, com isso, criar relacionamentos internacionais. Já em um segundo momento, serão realizados convênios com universidades estrangeiras para oferecer a oportunidade de complementação dos estudos em um outro país, bem como para receber estudantes estrangeiros. Essa competência global exige que os jovens se capacitem cada vez mais e valorizem seus currículos é a visão acadêmica brasileira sobre a inserção mundial.

Segundo o professor doutor em Educação pela PUC-SP, Cláudio Picollo, hoje qualquer pessoa não consegue emprego sem o conhecimento de um segundo idioma. “Seja qual for a profissão, de taxista a qualquer outro profissional, a necessidade de falar outro idioma é indispensável no país. Será por meio da comunicação com e na língua estrangeira, que o profissional conseguirá ampliar suas metas profissionais e até financeiras, ou seja, um taxista, ganhará uma gorjeta maior, uma vez que durante a corrida de táxi, se comunique no idioma do estrangeiro, em vez de ficar calado. E isso se torna um investimento profissional,” disse Picollo. Investimento, necessidade ou satisfação, seja qual for a razão, estudar um idioma no exterior significa, além de tudo, globalizar-se com o mundo aprendendo uma nova cultura.