Jornada de Cinema volta no dia 24

08/04/2008

A partir do dia 24 de abril de 2008, a Toledo/PP volta a oferecer seu projeto de extensão, Jornada Acadêmica de Cinema – Sessão da Tarde.

 

As inscrições já estão abertas e os interessados podem se inscrever aqui. O projeto é aberto aos alunos da Graduação e Pós-Graduação da Toledo/PP e a comunidade em geral. Ele é gratuito, será válido como atividade complementar e os participantes vão receber um certificado.

 

O primeiro filme exibido será Adeus Lênin com direção de Wolfgang Becker. A Sessão vai ocorrer no dia 24 de abril de 2008, das 14h às 17h, no anfiteatro da Toledo/PP, “Dr. José Cupertino D´Arce”.

 

Após o filme, como ocorre nas jornadas haverá um debate com o tema “Derrota do socialismo e unificação da Alemanha” com a presença dos professores da Toledo/PP, Wilson de Luces Fortes Machado, Marivaldo Gouveia e Sérgio Tibiriçá Amaral; a mediadora será a professora e coordenadora da extensão da Toledo/PP, Gilmara Funes.

 

Este projeto de extensão tem como principal objetivo desenvolver a reflexão e a criatividade por meio da análise dos filmes, avaliando as coerências e incoerências apresentadas em cada situação, discutindo idéias e interpretações diferenciadas sobre os filmes apresentados.

Também capacitar as pessoas para a discussão de temas pertinentes às áreas de ensino por meio do cinema, ampliando sua capacidade crítica de forma a relacionar a teoria acadêmica com a situação prática apresentada no filme.

 

Já está disponível a agenda dos filmes que serão exibidos na Jornada Acadêmica de Cinema – Sessão da Tarde durante o ano de 2008. Confira!!!

 

Sinopse do filme Adeus Lênin: Outubro de 1989 era uma péssima época para alguém entrar em coma, principalmente se esse alguém morasse no leste da Alemanha – e isso foi precisamente o que aconteceu com a mãe de Alex, uma orgulhosa socialista. Alex tinha um grande problema em suas mãos, quando ela subitamente acordou oito meses mais tarde. Seu coração estava tão fraco, que qualquer choque poderia matá-la. E o que poderia ser mais chocante do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo, em seu amado leste alemão? Para salvar sua mãe, Alex transforma o apartamento da família numa ilha do passado, um tipo de museu socialista, onde sua mãe é carinhosamente levada a acreditar que nada mudou. O que começa como uma simples mentirinha, transforma-se numa enorme farsa, enquanto a irmã de Alex e alguns vizinhos são recrutados para manter a pretensa situação e fazem-na acreditar que no fim, Lênin realmente venceu!