Consumidor pode economizar até 40%

07/04/2008

No último mês, o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma deflação de 0,95%; diferente do IPCA que teve uma inflação que é da ordem de 0,23%. Na primeira quinzena do mês de março, o consumidor gastava R$ 282,32 para comprar a cesta básica regional. Nesta primeira quinzena de abril, esse valor atingiu o total de R$279,64.

Entre os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços, está a Cebola, o
Desodorante Spray 90ml e o Detergente liquido 500ml, com elevação nos preços de 35,85%; 30,52% e 10,40% respectivamente.

Os produtos que obtiveram as maiores baixas em seus preços foram o Alho 17,83%; a Água Sanitária 1L 12,50% e a Lingüiça Fresca Kg 9,66%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 40%, no valor da sua cesta básica. Se comprasse uma unidade pelo maior preço praticado, ele gastaria cerca de R$118,17; já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, ele gastaria R$84,17; uma economia de R$34,00.

Em geral os alimentos obtiveram queda nos preços de 1,35%. O grupo de Higiene Pessoal teve aumento 0,89%.  Os produtos de Limpeza também sofreram um pequeno aumento de 0,49% em seus preços no geral.

No primeiro trimestre desse ano o IPT acumula alta de 0,60% um aumento não tão expressivo se considerar a inflação desse mesmo período medida pelo IPCA que é da ordem de 1,58%.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Murilo K. M. Haga, Mayara Cristina Lamberti, Samuel Barros Cordeiro e Thiago S. Yassuda, sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa