Pesquisa de março tem alta de 0,84%

14/03/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a Coleta de Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente, no dia 6 de março de 2008, sendo constatada alta de 0,84% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Frios e Laticínios com alta de 5,02%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram o Queijo mussarela 18,56% e o Leite em Pó Nan1 pro lata 450gr com alta de 6,47%.

Em sentido oposto foi o grupo de  Carnes e Embutidos com queda de 2,70% . Os Produtos que contribuíram com este fato foram as carnes  Alcatra e Colchão Mole com baixas de 13,08% e 4,64% respectivamente.

O Feijão tipo carioquinha Da Hora 1Kg desta vez foi o produto que obteve a maior baixa nos preços 30,01% . Nesta pesquisa encontramos o feijão a um preço médio de R$ 4,41 enquanto que no mesmo período do mês anterior este produto custava R$ 6,30.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como é o caso da Azeitona Verde agranel com variação de 114,18%, sendo encontrado o menor preço de R$ 6,49 e maior de R$13,90

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 451,52, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 351,17 economizando assim 28,58% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Mayara Lamberti, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa