EJT realiza pesquisa de Páscoa

18/03/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou no dia 12 de março de 2008, a Coleta de Páscoa. Ela foi feita em oito supermercados e hipermercados de Presidente Prudente, pesquisando o preço de 103 produtos. Foram pesquisados os grupos de ovos de páscoa, colombas, barras de chocolate e caixas de bombons.

Assim como nos anos anteriores, os produtos da Páscoa novamente estão mais caros. Este ano, no geral, a alta foi de 5,63%, sendo maior que a inflação do período. O maior aumento da época mais doce do ano vai para as colombas, que tiveram alta de 6,54% em relação ao ano anterior. O grupo de Ovos de Páscoa teve elevação de 5,64%, mantendo a seqüência de altas, dos últimos anos. As barras de chocolate de 500g também aumentaram 6,43%. Como todas as caixas de bombons passaram por uma modificação em seus pesos, não foi possível calcular a variação de preços deste item.

Neste ano além das caixas de bombons, 14 ovos de páscoa tiveram redução em seus pesos, à maioria sendo da marca Lacta, apenas um, o Diamante Negro formato diamante páscoa teve acréscimo em seu peso, que, no ano passado pesava 350g e este ano passou a pesar 355g.
Em relação à numeração dos ovos, o peso pode variar conforme o modelo e marca. O ovo nº15, por exemplo, pode variar de 170gr à 270gr, ou seja, uma diferença de 59%, portanto o consumidor deve observar o peso do ovo de páscoa que irá comprar e não apenas a numeração.

Os produtos com maiores altas em seus preços foram: os ovos de páscoa N° 15, Batman, Homem Aranha e Meninas Super Poderosas, todos esses produtos vem acompanhado de algum brinquedo, as altas foram de 30,53%; 26,64% e 29,21% respectivamente. Dos 103 produtos pesquisados, apenas 5 tiveram queda, a maior delas foi a do ovo de páscoa Mini Goby 50g, 2,95%.

A concorrência entre os supermercados faz com que a variação entre os preços de um mesmo produto chegue a 39,55%, como é o caso do ovo de páscoa Sonho de Valsa N° 20, que pode ser encontrado entre R$17,90 e R$24,98. Além desse produto outros como o já citado Diamante Negro formato diamante N° 20 e o Garoto ao Leite de 500g , tiveram variação de 39,05% e 38,93% respectivamente entre os estabelecimentos comerciais.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Mayara Lamberti, Thiago S. Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa