Pesquisa de fevereiro constata alta

14/02/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou uma pesquisa de preços, em supermercados de Presidente Prudente, no dia 7 de fevereiro de 2008, sendo constatada alta de 0,15% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Cereais/Mercearia com 2,60%. Os produtos que contribuíram para esta elevação foram a Farinha de Mandioca Deusa Crua de 500g com alta de 11,34%; o Óleo Liza 900ml (plástica) teve alta de 11% e o Arroz Tio João 5Kg com alta de 10,31%.

O Feijão tipo carioquinha Da Hora 1Kg continua aumentando, desta vez obteve alta de 4,52% . Nesta pesquisa encontramos o feijão a um preço médio de R$ 6,30 enquanto que no mesmo período do mês anterior este produto custava R$ 6,03.

Em contrapartida, vários grupos tiveram queda, o que mais se destacou foi o da Carnes e Embutidos com queda de 1,70% . Os Produtos que contribuíram com este fato foram o Frango Congelado e Resfriado ambos o kg com quedas de 19,94% e 14,97% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como é o caso do Iogurte Bliss 180 gr.Morango com variação de 69,32%, sendo encontrado o menor preço de R$ 0,88 e maior de R$1,49.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 436,41, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 356,20 economizando assim 22,52% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Santos, Mayara Lamberti, Thiago Yassuda, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do economista, Walter K. Dallari e da supervisora de prática profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira aqui a pesquisa