IPT registra inflação de 2,43%

20/02/2008

No último mês o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma inflação de 2,43%. Na segunda quinzena do mês de janeiro consumidor gastava R$ 273,02 para comprar a cesta básica regional, no mesmo período só que nesta primeira quinzena de fevereiro/08 esse valor atingiu o total de R$279,64.

Entre os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços está, o Queijo Mussarela Kg, o Óleo de Soja 900 ml e a Margarina 500g com elevação nos preços de  23,19%; 20,22% e19,11 % respectivamente.

Os produtos que tiveram as maiores baixas em seus preços foram o tomate -27,01% e as carnes, a alcatra com queda de -10,83% e frango resfriado -9,18%.

Em geral os alimentos tiveram alta nos preços, com exceção de alguns produtos, a tendência é de queda no preço da carne bovina, após boicote da carne brasileira pela União Européia, fato péssimo para os pecuaristas, para a massa assalariada brasileira pode ser bom, se realmente houver queda de preço.

Nos últimos 12 meses o IPT acumula alta de 19,7% um aumento expressivo se considerarmos a inflação do período medida pelo IPCA que é da ordem de 4,46%.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Gabriela Carbonera Santos, Murilo K. M. Haga Mayara Cristina Lamberti, Samuel Barros Cordeiro e Thiago S. Yassuda sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa