Toledo/PP conquista prêmio social

sss

16/12/2008

A Toledo/PP concorreu mais uma vez ao prêmio Cidadania Sem Fronteiras, uma parceria entre o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - Semesp e o Instituto da Cidadania Brasil que busca valorizar as práticas sociais das Instituições de Ensino Superior junto às comunidades carentes brasileiras.

A premiação da 2ª edição do Prêmio Cidadania sem Fronteiras, ocorreu no dia 8 de dezembro, no Buffet Baiúca Maranhão, em São Paulo. Concorreram diversas Instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e a Toledo/PP recebeu o 3º lugar na área de Tecnologia e Produção com o projeto Tecnologia no Ensino Médio.

Este Prêmio também visa agregar um diferencial de qualidade à instituição de ensino e contribui para a formação cidadã dos seus alunos.

Esta premiação tem conseguido dar visibilidade às melhores práticas sociais desenvolvidas pelas IES do Estado de São Paulo, estimulando-as ao desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de abordagem, que preenchem as lacunas sociais nas áreas de Direitos Humanos, Justiça, Trabalho, Cultura, Comunicação, Saúde, Tecnologia e Produção, Educação e Meio Ambiente.

A comissão julgadora dos finalistas contou com Paulo Saab, presidente do Instituto da Cidadania Brasil; Cristovam Buarque, senador; Jorge Parente Frota Júnior, vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Juliana Holanda, editora da Revista Ensino Superior; Sergio Kobayashi, coordenador Geral de Educação da cidade de São Paulo; Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo; e Rodrigo Garcia, secretário de Desburocratização do Município de São Paulo.

Projeto Tecnologia no Ensino Médio
Inicialmente foi feito e aplicado um questionário com os professores do Ensino Médio de Presidente Prudente e região para saber das reais necessidades desses professores e se havia interesse nessa capacitação. Este é um curso com iniciativa da Toledo/PP, vinculado à Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários que envolve o corpo docente e discente da faculdade, numa proposta que possibilitou aos professores do Ensino Médio da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente uma melhor capacitação em tecnologia para poder trabalhar com as novas tecnologias em sala de aula e saber atuar melhor com os alunos nos laboratórios de informática.

De posse dos dados, foi elaborado o plano de trabalho e realizada a capacitação dos alunos. Para o desencadear do projeto foi necessário o auxílio da diretoria de ensino para divulgar sobre o projeto e sobre as inscrições.
Os extensionistas, alunos da graduação da Toledo/PP que estão envolvidos no projeto foram capacitados para ensinar a informática básica que envolve programas como o Word, o Excel e o Power Point.

A idéia é expandir esta capacitação nas cidades da região, já que só em Presidente Prudente o curso já está com lista de espera.
A coordenação do mesmo é do professor da Toledo/PP, coordenador do curso de Sistemas de Informação, Mário Augusto Andreta Carvalho.