Produtos têm alta de até 2,15% conforme coleta

ss

18/11/2008

A Empresa Júnior Toledo - EJT realizou a Coleta de Preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente, no dia 10 de Novembro de 2008 e constatou uma alta de 2,15% em relação ao mês anterior.

No mesmo período do ano passado,  a Coleta de Preços tinha constatado uma queda de 0,44% . Naquela pesquisa o grupo que se destacou com a maior baixa foi o de Frios/Laticínios com queda de 4,55%, diferente deste ano onde o mesmo grupo foi um dos que tiveram as maiores altas, registrando 3,28%.

O grupo que apresentou a maior alta nesta pesquisa foi o de Cereais/Mercearias, com 3,35%. Os principais produtos que contribuíram para esta elevação foram a Azeitona Verde (granel Kg) com 23,84% e o Arroz tipo 1 Tio João 5 Kg com 11,35%.
 Em contrapartida, o único grupo que apresentou queda foi o de Enlatados e Condimentos, com 1,39%. Os Produtos que mais contribuíram para este fato foram o Catchup Arisco 390gr e o Extrato de Tomate Elefante 340gr, com baixas de 12,84% e 9,07% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como no caso do Apresuntado Sadia (fatiado kg) e da Azeitona Verde (granel Kg), com variações de 80,70% e 73,02%, respectivamente. Nesta pesquisa, o menor preço encontrado do Apresuntado Sadia foi o de R$ 6,58 e o maior, R$ 11,89. Já a Azeitona Verde (granel Kg) obteve o menor preço de R$ 7,45 e o maior de R$ 12,89.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois, se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, nesse mês, R$ 501,96. Se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 378,63, economizando assim 32,57% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos de Ciências Contábeis e Administração: Fernanda de Lima Bagli, Gabriela C. Santos, Murilo K. M. Haga, Thiago Yassuda e Samuel Barros Cordeiro, sob orientação do economista, Walter K. Dalari e da supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa completa