Cresce interesse pelas áreas de extensão e pesquisa

ddd

24/11/2008

É cada vez maior o interesse dos alunos pelas áreas da extensão e da pesquisa e por isso, a Toledo/PP, a cada dia mais, investe neste aspecto oferecendo um suporte para que os mesmos participem de Congressos e Encontros de Iniciação Científica, no Brasil e até mesmo no exterior.

Para isso, conta com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Toledo – NEPE e da coordenadora de extensão, Gilmara Funes que está sempre por dentro dos eventos ocorridos.

Só neste segundo semestre de 2008, além do seu Encontro de Iniciação Científica e Extensão Universitária, os alunos da Toledo/PP participaram de outros eventos.

Os alunos Adrian Alan Francisquini  e Lucas Nalini Paschoalin, ambos do 1° D de Direito, compareceram ao Congresso sobre “20 anos de Constituição; Virtudes, Crise e desafios”, ocorrido em São Paulo nos dias 29 e 30 de setembro, na presença do presidente do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes e do ministro aposentado e ex-presidente do STF, Sydney Sanches.

O aluno do 1º de Serviço Social da Toledo/PP, Rafael Teixeira do Nascimento, esteve no “3º Encontro JOÃO ANTÔNIO ”, no Rio de Janeiro promovido pelo departamento de Pós- Graduação em Literaturas Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em parceria com o arquivo João Antônio da UNESP de Assis – SP. Rafael, sob orientação do professor Wilson de Luces Forte Machado apresentou o trabalho intitulado “O Real e o Ficcional: João Antônio e Guy Debord(foto)

Durante o 11º Encontro de Atividades Científicas - EAC e 2° Congresso de Extensão Universitária da Universidade Norte do Paraná - Unopar, ocorrido nos dias 22 a 24 de outubro, o aluno Daniel Gustavo de Oliveira Colnago Rodrigues foi classificado em 2º lugar com o trabalho “Em buscas da efetividade do direito à educação: a licença-gestante para estudante”, tendo a orientação do professor da Toledo/PP, o promotor de justiça Luiz Antônio Miguel Ferreira. Além de um prêmio em dinheiro, Daniel ganhou um certificado de mérito da Unopar (foto).

Já no dia 16 de novembro de 2008, foi realizado em Botucatu o 8º CONIC-SEMESP/6o COINT-SEMESP - Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica, realizado pelo  Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo - SEMESP, estipulado como o maior Congresso de Iniciação Científica do Brasil.

A aluna do 2º ano de Direito da Toledo/PP, Eliane Leal marcou presença no evento que contou com 191 faculdades participantes, sendo que a Toledo/PP foi a única de Presidente Prudente a participar (foto).

O tema de seu trabalho foi  "Uso de algemas e os direitos fundamentais", na área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais, sub-área Direito, na categoria Trabalho Concluído. A orientação deste trabalho foi do professor da Toledo/PP, Marcelo Agamenon, além disso a jovem teve a colaboração e apoio do estagiário docente da Pós-Graduação da Toledo/PP, Stênio F. Parron.

Outra aluna de Direito da Toledo/PP que participou de um evento, é a aluna do 4º ano Shemara Iamada Porto. Ela foi selecionada para apresentar três trabalhos na área de direitos humanos no 1º Congresso de Estudiosos do Brasil na Europa, que ocorreu em Salamanca, na Espanha.

Ainda no Congresso de Buenos Aires, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro de 2008 ocorre novamente este evento, a 7ª edição do Congreso Internacional de Salud Mental e Derechos Humanos, na Associación Madres de Plaza de Mayo.

A Toledo/PP será representada por uma turma com cerca de 30 estudantes.