Aluna participa de Congresso na Espanha

dddd

18/11/2008

Os frutos da dedicação da estudante de direito Shemara Iamada Porto à pesquisa são colhidos em nível internacional, sendo que o reconhecimento vem com a aprovação de três trabalhos de sua autoria, que serão apresentados esta semana no 1º Congresso de Estudiosos do Brasil na Europa, que ocorre na Espanha.

A pesquisa chegou na vida acadêmica de Shemara logo no 1º ano do curso de Direito, quando participou, inicialmente como voluntária e, depois, como bolsista de um grupo institucional de iniciação científica mantido pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente.

Agora no 4º ano, a pesquisa que sempre abriu caminho para seu sucesso, é responsável pela sua participação em um dos principais eventos de direito, sociologia e política, promovido em conjunto pelas mais conceituadas instituições de ensino do “Velho Mundo”, que terá como palco a tradicionalíssima Universidade de Salamanca.

A partir de amanhã, a acadêmica prudentina apresenta três trabalhos sobre direitos humanos na Universidade de Salamanca, que recebe estudiosos e cientistas de todo o mundo.

Mostrando consciência e maturidade, Shemara se diz satisfeita e acredita que poderá fazer muitos contatos no mundo acadêmico e tomar conhecimento de “estudos importantes feitos em toda a União Européia, em especial na Espanha”. Os seis dias longe da família servirão de uma rica experiência na vida acadêmica, que sempre teve importância nos seus estudos.

“Sempre gostei muito de pesquisar. Me identifico com esse trabalho de buscar o conhecimento e de publicar. Acho muito importante, a própria pessoa buscar e construir seu saber. Acredito também que temos que aplicar esse saber”, revela a aluna que fez vários estágios ao longo do período, sempre por meio de aprovação em concursos, mas nunca descuidou de estudar os direitos humanos de forma sistemática.

Apesar de ter cerca de dez trabalhos de pesquisa publicados, Shemara acredita que o estágio profissional também é vital, pois a pesquisa precisa ser aplicada.

No primeiro ano de Toledo/PP, conseguiu aprovação de um trabalho em Buenos Aires. Daí para frente não parou mais. “Você vai adquirindo cultura jurídica. Acaba relacionando aquilo que lê e pesquisa com o dia-a-dia. Passa a ser crítico, participante do processo da construção do saber jurídico”, explica a quarto anista do período da manhã.

O embarque de Shemara, 41 anos, casada, dois filhos, para a Espanha está previsto para hoje (18), pois a acadêmica participa de mesas nas quais estão inscritos as três apresentações no 1º Congresso de Estudiosos do Brasil na Europa. São trabalhos ligados aos direitos humanos, sendo que o primeiro, denominado “Princípio da dignidade da pessoa humana no Brasil e na Espanha”, teve a orientação do professor doutor Evandro Bertone Gussi, enquanto que o outro também ligado aos direitos humanos é fruto da sua monografia de conclusão de curso orientada pelo professor e Promotor Público, Valdemir Ferreira Pavarina, que aborda “O ‘Cumprimento de Sentença’" como meio de combater a crise de efetividade jurisdicional e a formação de ‘justiças paralelas’.
A terceira pesquisa que será apresenta na Espanha versa sobre “A escravidão contemporânea” e já rendeu à autora uma publicação internacional na Argentina, dentro do Congresso Internacional de Direitos Humanos das Madres de Mayo, em Buenos Aires, em 2005. A orientação foi do professor mestre Sérgio Tibiriçá Amaral e a pesquisa teve reconhecimento no Brasil, com um prêmio de melhor trabalho no Encontro de Iniciação Científica da Universidade São Judas, em São Paulo, em 2007.

A acadêmica, ao tomar conhecimento da aprovação para se apresentar suas obras numa das mais antigas universidades do mundo, tomou as providências para a viagem, mostrando muita satisfação; “Eu não esperava, pois mandei os trabalhos na última hora. Quando recebi a confirmação por parte da Embaixada do Brasil, por e-mail, fique muito satisfeita, mas foi uma correria para poder participar”.