Solenidade entrega um livro para cada aluno

gg

30/10/2008

Uma solenidade realizada na Toledo/PP ontem (29), nos intervalos de aula da manhã e da noite, marcou o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro de 2008. A coordenadora da biblioteca da Toledo/PP, “Visconde de São Leopoldo”, Miriam Cabrera juntamente com os coordenadores de curso premiaram os alunos que mais emprestaram livros durante o período de 01/01/2008 a 30/09/2008.

Os selecionados foram os alunos que retiraram acima de 600 livros – sem contar as renovações. Ao todo são 38 usuários de todos os cursos e cada um ganhou um livro de presente. “Decidimos criar esta homenagem para incentivar a leitura e mostrar à comunidade acadêmica o bom uso que as pessoas estão fazendo da mesma”, afirmou a coordenadora da biblioteca da Toledo/PP, Miriam Cabrera. Para o coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral esta foi uma iniciativa muito importante. “A razão da biblioteca são vocês, portanto esta solenidade apesar de simples é muito importante, pois é uma forma da Toledo/PP homenagear e reconhecer a dedicação de cada um. É importante que vocês saibam que o grande saber está nos livros, nós, enquanto professores, somos apenas os canais que os levam ao conhecimento”. O coordenador adjunto de Administração, Ronaldo Machado também fez questão de expressar seus sentimentos na solenidade. “Parabéns para todos vocês que hoje recebem esta homenagem. Com certeza cada um aqui está enriquecendo seus conhecimentos”.

Este foi o primeiro ano que a Toledo/PP realizou esta solenidade e para os alunos serviu como um grande estímulo. “Infelizmente o Brasil é um país que não cultiva muito o hábito da leitura, portanto esta idéia da Toledo/PP foi muito interessante para incentivar os alunos. Gostei muito de estar entre as que mais retiraram livros”, falou a aluna do 1º ano de Direito, Adriele Fernanda Silva de Oliveira. “A leitura é fundamental para o aprendizado. Busco ler de tudo um pouco e não somente livros relacionados ao meu curso. Adorei esta homenagem, foi um grande incentivo”, disse a aluna do 1º ano de Direito, Elen Rose Martins da Silva.

“A leitura é um dos melhores caminhos para ter acesso a cultura, ao conhecimento e a educação, e contribui na formação do caráter das pessoas. Portanto, esta solenidade é de extrema importância visto que incentiva este hábito”, afirmou a aluna do 1º ano de Direito, Thais Caíres Ferreira. “É muito bom ter este reconhecimento e ver que a faculdade em que estudamos incentiva seus alunos a buscarem o conhecimento”, disse o aluno do 4º ano de Administração, Nilton Carlos Morandi Tofaneli. “Achei bem interessante esta solenidade, que além de motivar os alunos a buscarem a biblioteca também concede prêmio aos que mais utilizam”, falou a aluna do 4º ano de Administração, Cristiane Siloto G. Figueiredo.

“Sempre gostei muito de ler e ainda mais este ano, por conta da monografia, estou emprestando mais livros da biblioteca o que foi ótimo já que fui uma das selecionadas”, falou a aluna do 4º ano de Serviço Social, Vanessa Rosa de Souza. “Além desta homenagem ser um incentivo o fato de ganhar um livro só contribui com nosso conhecimento”, disse a aluna Renata Foltran Mancini.

De todos os alunos, Dante Rafael Stranieri Ramires, do 2º ano de Administração foi o que mais retirou livros, um total de 999. “Realmente fiquei muito satisfeito, não esperava ser o que mais retirou, pois na verdade a intenção é apenas abranger mais conhecimentos e usufruir do que a Toledo/PP nos oferece que é uma excelente biblioteca. Mas gostei muito desta idéia da homenagem”, salientou.

Além disso, por conta do Dia do Livro está sendo realizada na Toledo/PP a Semana do Livro com a exposição de obras raras e livros rasurados. A exposição é aberta ao público.

ALUNOS PREMIADOS

Adrielle Fernanda Silva de Oliveira