Alunos conscientizam população de PP

20/10/2008

Cerca de 40 alunos da Toledo/PP participaram no último sábado (18), http://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/consc2008sitecapa.gifdo projeto de extensão da faculdade Consumidor Consciente, promovido pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Toledo/PP, juntamente com a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente e a Empresa Júnior Toledo – EJT. A coordenação é do professor Júlio César Barrios.

“A idéia é desenvolver esta ação em todos os anos, pois em cada momento atendemos e colaboramos com uma parcela da população. E não há quem não goste de ser orientado na hora da compra”, afirmou Júlio que, antes mesmo de iniciar o trabalho fez um treinamento com os alunos e durante toda a atividade esteve na tenda da Toledo/PP para esclarecer as dúvidas dos estudantes e também dos consumidores como foi o caso do leiloeiro rural, Sérgio Aparecido dos Reis.

“Vim comprar um eletrodoméstico e me deparei com esta atividade da Toledo/PP. Achei maravilhosa a atitude, pois é muito melhor sermos conscientizados antes da compra para escolher a opção certa do que depois e termos problemas futuros sendo preciso contar com a ajuda de órgãos mais lentos como o Procon. Solucionei minhas dúvidas com este projeto e agora já sei qual a melhor forma de comprar”, afirmou.

Em todo ano, a Toledo/PP realiza o projeto Consumidor Consciente durante a Semana do Freguês, realizada pelo Sindicato Patronal do Comércio da Alta Sorocabana (Sincomércio), em parceria com a Comissão de Lojistas de Presidente Prudente, pois é neste momento que são oferecidas um número de maior de mercadorias em promoções que garantem até 60% de desconto.

De acordo com a equipe que coordenada este projeto, a comunidade, de forma geral, pode ser prejudicada ao adquirir produtos no comércio por não ter conhecimento sobre as melhores opções para se fazer uma compra ou investir capital, ocasionando problemas no orçamento familiar.

Portanto, o Consumidor Consciente tem o propósito de esclarecer e orientar a comunidade sobre as vantagens e desvantagens da compra à vista ou a prazo, as taxas de juros praticadas no comércio e bancos da cidade e como melhor controlar o orçamento familiar.

No sábado (18), foi montado um posto de atendimento no calçadão de Prudente, onde os alunos ficaram à disposição da comunidade para esclarecerem problemas voltados à área de finanças. Os principais pontos a serem abordados foram: compras a prazo, taxa de juros, investimentos e orçamento familiar.

Outro grupo de alunos fez uma pesquisa para descobrir o perfil do consumidor. A principal intenção é saber quanto os consumidores pagam de juros e se eles têm consciência disso.

“É muito interessante colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, ainda mais que com isso estamos colaborando com a população. Com esta atividade é possível ver que as pessoas realmente não estão percebendo que pagam juros. Por exemplo, se querem comprar algum produto que custa R$ 1000 ao invés de comprá-lo à vista preferem pagar 12 vezes de R$ 100, sem ao menos perceber que ao final, o produto vai custar R$ 1200”, salientou a aluna do 2º ano de Administração, Fernanda de Lima Bagli.

“Sem dúvida é um projeto bom para nós, enquanto estudantes já que temos a oportunidade de participar de uma aula bem diferente e para os consumidores que recebem uma orientação gratuita que só tem a colaborar com seus orçamentos”, disse o aluno do 2º ano de Administração, Paulo Roberto Cavani.

“Com as nossas dicas a população pode se conscientizar sobre os preços colocados pelos lojistas e assim, optar por uma melhor compra”, falou o aluno do 3º ano de Contábeis, Leandro Parron.