Produtos têm alta de 1,78%

14/01/2008

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços, em supermercados de Presidente Prudente, no dia 9 de janeiro de 2008, sendo constatada alta de 1,78% em relação ao mês anterior.

O grupo que apresentou maior alta foi o de Cereais/Mercearia com 4,20%. Os produtos que contribuíram para esta elevação foram a Farinha de Trigo Dona Benta 1Kg com alta de 9,96%; o Feijão tipo carioquinha Da Hora 1Kg teve alta de 8,19% e o Óleo Soya 900ml com alta de 7,72%.

Além da alta mensal, o Feijão tipo carioquinha Da Hora 1Kg teve uma alta de 222,46% referente ao mesmo período do ano de 2007.

Nesta pesquisa encontramos o feijão a um preço médio de R$ 6,03 enquanto que no mesmo período do mês anterior este produto custava R$ 1,87. Essa alta é considerada extraordinária e se dá pela falta de chuvas deste ano, que provocou quebra na safra.

Em contrapartida ao período anterior, onde o grupo de Carnes/Embutidos apresentou a maior alta 9,23%, neste mês foi o único grupo que apresentou queda (1,32%). Os Produtos que contribuíram com este fato foram o Frango Congelado kg e o Músculo kg/peça com queda de 15,64% e 6,96% respectivamente.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença de preços em alguns produtos, como é o caso do Patinho Kg/peça com variação de 80,11%, sendo encontrado o menor preço de R$ 7,49 e maior de R$13,49.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 450,40, porém, se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 356,85, economizando assim 26,22% do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Marisa de O.Carvalho, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira a pesquisa