IPT registra inflação de 0,4%

18/01/2008

No último mês o Índice de Preços Toledo - IPT registrou uma inflação de 0,4%. Na primeira quinzena do mês de dezembro o consumidor gastava R$ 272,02 para comprar a cesta básica regional, no mesmo período só que em janeiro/08 esse valor atingiu o total de R$ 273,02.

Os produtos que obtiveram as maiores altas nos preços foram o Tomate e a Cebola com elevação nos preços de 130,45% e 53,93% respectivamente.  Os produtos que tiveram as maiores baixas em seus preços foram o Sabonete de 90g, o Sal e o Queijo Mussarela com baixas respectivas de 37,27%; 29,08% e 18,36%%.

Mas o produto que merece o maior destaque é o Feijão Carioquinha que em relação aos últimos meses está mais barato, com queda de 13,52% nos preços. O preço do feijão esta voltando a patamares anteriores aos praticados após a quebra da última safra. Com a elevação dos preços dos últimos meses o consumo caiu, elevando a disponibilidade do produto, com isso os preços estão voltando ao equilíbrio fazendo valer a lei de oferta e demanda.

Nos últimos 12 meses o IPT acumula alta de 14,7% um aumento expressivo se considerarmos a inflação do período medida pelo IPCA que é da ordem de 4,46%.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Marisa de O.Carvalho, Samuel Barros Cordeiro e Murilo K. M. Haga sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira os resultados