Teve início EIC e EEU

18/09/2007

O III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária da Toledo/PP teve início na manhã do dia 18 de setembro com três minicursos realizados nas áreas de Direito, Negócios e Serviço Social.

Na área de Direito o tema foi Penas Alternativas e o palestrante foi promotor de justiça do MP de SP e doutor em Direito, Vladimir Brega Filho. “Temos que encontrar substitutivas para penas de prisão de pouca gravidade, ou seja, só quem realmente merece é que deve ser condenado e cabe aos profissionais do Direito encontrar essas alternativas para não aplicar a pena e saber quando se deve aplicá-las”, explicou ele.

(na foto estão a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo/PP - NEPE, Vera Lúcia Canhoto Gonçalves, os palestrantes dos minicursos, André, João Roberto e Vladimir e a coordenadora de extensão da Toledo/PP, Gilmara Funes)

“Hoje o que vemos são muitos casos onde se aplicam penas de prisão e que na verdade não são necessárias, com isso, essas pessoas que não precisam ser presas acabam sendo contaminadas pelo sistema penitenciário. A pena, quando não é bem aplicada, ao invés de ser um fator de evitar o crime piora a situação e acaba aumentando a violência”, enfatizou Vladimir, acreditando que deva haver uma reforma no Código Civil de 1940, pois suas determinações não servem mais para os dias atuais e também tem que tentar mudar a ótica dos aplicadores do Direito, principalmente no que tange aos crimes de menor e média gravidade.

O outro minicurso  do III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária da Toledo/PP foi na área de Administração com o tema Mercado Financeiro e quem ministrou foi o economista, pós-graduado em economia política, professor e consultor financeiro, João Roberto Figueiredo.

“A intenção foi de mostrar ao público presente um panorama do que é o mercado hoje e mostrar o que ocorre justamente ao longo do tempo com as rentabilidades, ou seja, como se comportar com essas rentabilidades. Tive também a intenção de falar de algumas alternativas que temos de aplicar nossos rendimentos no mercado financeiro. A coqueluche do momento é a Bolsa de Valores, mas no Brasil ainda não é muito procurada devido à cultura do país, mas isso vem sendo modificado ao longo do tempo”, ressaltou João Roberto. Dentro de seu minicurso abordou também sobre algumas dicas desse panorama do mercado financeiro e a evolução desse setor, falando sobre o que pode ocorrer mais para frente.

Já na área de Serviço Social, o minicurso apresentado no III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária da Toledo/PP foi sobre o II Fórum Regional do Migrante e População de Rua e quem veio para comandar o Fórum foi o advogado, mestre em Direito Previdenciário e presidente da Comissão de Seguridade Social da 93ª Subseção da OAB, André Luiz Marques. O tema do Fórum tem tudo a ver com a dissertação de André em seu mestrado, na qual ele contou o caso de um migrante de rua que foi internado, pela Secretaria de Assistência Social, em um hospício em São Paulo.

“Na época quando saiu esta notícia na imprensa fiquei indignado e logo entrei com um habeas corpus em favor dele que, depois, acabou sendo liberado. Isso foi uma aberração e nos mostra como no Brasil este é um problema isolado e para `limpar as ruas´, as pessoas simplesmente colocam os migrantes em qualquer lugar sem se preocupar em saber o porquê deles estarem ali. Em países como a França o problema da população de rua é um problema social no qual todos se envolvem”, destacou.Durante o Fórum, André procurou propor idéias para melhorar a política de atendimento a essa população de forma que seja feito um levantamento para saber as causas que levam essas pessoas a irem morar nas ruas, não esquecendo jamais que cada caso tem suas especificidades.

“Outro ponto importante é que temos que combater o preconceito, a discriminação e a ignorância, no tocante a esse mal da sociedade. Pesquisas mostram que muitos estão alheios a essa realidade e encaram este como um problema apenas do morador de rua e não de seus municípios, suas cidades e estados. A falta de informação faz com que a maioria ache que o problema do morador de rua é sempre o mesmo e isso não é verdade existem segmentos dentro dessa população e que devem ser tratados distintamente”, explicou André que achou muito interessante reunir no Fórum pessoas de diversos setores, até mesmo estudantes, porém com o mesmo objetivo.

A abertura oficial do III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária da Toledo/PP só será às 19h30, com a apresentação da palestra “A importância da pesquisa e da extensão na formação do profissional de ciência humanas”, que será ministrada por Antônio Geraldo Magalhães Gomes Pires.

O III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária da Toledo/PP que é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo – NEPE e pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Toledo/PP segue no dia 19 de setembro.