Minicursos do EIC e EEU

12/09/2007

Será realizado na Toledo/PP, nos dias 18 e 19 de setembro, o III Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Extensão Universitária. A realização é do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Toledo – NEPE e a Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Toledo/PP.

Este evento tem como objetivo divulgar e incentivar pesquisas concluídas ou em andamento, resultantes de grupos de iniciação científica, monografias, trabalhos de curso, atividades de extensão universitária e outros, em temática pertinente à linha de pesquisa “Estado, Sociedade e Desenvolvimento”. Ao todo serão apresentados 232 trabalhos; e, além dessas apresentações, no dia 18 de setembro, haverá 3 minicursos nas áreas de Administração, Direito e Serviço Social. Os minicursos são abertos para toda a população, não é preciso fazer inscrição e nem pagar.

A abertura oficial do evento será às 19h30, com uma palestra sobre “A importância da pesquisa e da extensão na formação do profissional de ciência humanas”, quem vai ministrá-la é Antônio Geraldo Magalhães Gomes Pires que é graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Augusto Motta, graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho e doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina; tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: representação social, educação física, corpo, tempo livre e lazer. Esta palestra também é aberta ao público.

“Nossa expectativa é que este evento cumpra a função a que se propõe de incentivar a questão da iniciação científica, resultando em debates que possam despertar nos alunos a importância da pesquisa para sua formação profissional”, ressaltou a coordenadora do NEPE, Vera Lúcia Canhoto Gonçalves.

Minicurso – Administração

Local: Anfiteatro Dr. José Cupertino D´Arce

Tema: Mercado Financeiro

Palestrante: João Roberto Figueiredo – economista pós-graduado em economia política - PUC, professor e consultor financeiro.

Minicurso – Direito

Local: Salão Nobre

Tema: Penas Alternativas

Palestrante: Vladimir Brega Filho - graduado em Direito pelo Instituição Toledo de Ensino, mestre em Direito pelo Instituição Toledo de Ensino e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, professor adjunto da Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro e Membro de corpo editorial da Argumenta. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Atuando principalmente nos seguintes temas: Suspensão condicional da pena, Suspensão condicional do processo, eficácia.

Minicurso – Serviço Social

Local: Espaço Toledo

Tema: II Fórum Regional do Migrante e População de Rua

Palestrante: André Luiz Marques - advogado, mestre em Direito Previdenciário pela PUC-SP, presidente da Comissão de Seguridade Social da 93ª Subseção da OAB, membro do Instituto dos Advogados Previdenciários do Estado de São Paulo, presidente da Associação dos Advogados de Pinheiros/SP, Mérito Acadêmico do Centro de Estudos de Direito Europeu pelo reconhecimento do Conselho de mestres em Sintra- Portugal.