Pesquisa da EJT de Agosto

13/08/2007

A Empresa Júnior Toledo realizou uma pesquisa de preços no dia 8 de agosto de 2007 sendo constatada uma pequena alta de 0,91% em relação ao mês anterior. A pesquisa foi realizada nos oito maiores supermercados e hipermercados de Presidente Prudente.
O grupo que apresentou maior alta foi o de Frios/Laticínios com 5,49%, os produtos que mais contribuíram para esta alta foi o Leite em Pó Itambé 400g e o Leite em Pó Integral Ninho Instantâneo 400 gr com altas de 16,68% e 11,15% respectivamente.

O grupo que teve maior queda foi o de Carnes e Embutidos, com 2,13% de queda nos preços, o que pode indicar uma acomodação dos preços, uma vez que no mês anterior este grupo apresentou expressiva alta de 8,07% no mês. Os produtos que mais contribuíram para esta queda foram a Lingüiça Toscana Sadia e o Acém Kg/Peça com queda de 7,19% e 6,77% respectivamente, após .

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando promoções que refletem diferença de preços de até 64,35% como no caso da Esponja de Aço Assolam 8 unidades com o menor preço de R$ 1,15 e o maior preço de R$ 1,89.
Outros produtos que tiveram grande diferença nos preços praticados entre os varejistas foram: a Molho Pomarola 520 gr com 54,62% de diferença, sendo o menor preço R$ 2,38 e o maior preço R$ 3,68.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria nesse mês R$ 422,91 mas se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 343,66, economizando assim 23,06% do valor gasto.
A pesquisa teve a participação dos alunos: Guilherme F.Oliveira, Felipe Maschiari Martins, Thamires Antunes Betin, Marisa de O.Carvalho, Samuel Barros Cordeiro, Murilo K. M. Haga e Kelly Cristina Gaspar sob orientação do Economista Walter K. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

                                                 Confira aqui a pesquisa