Ex-alunos participam de NETwork

21/06/2007

Mais uma edição do "NETwork - diálogos acadêmicos sobre mercado de trabalho", foi promovida pelo Núcleo de Estágio da Toledo – NET, no mês de junho. Com a idéia de envolver alunos e professores para reflexão sobre temas vinculados ao mundo corporativo, dehttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/networkcapa2007.gifsta vez os diálogos apresentados foram:

- Gestão do Conhecimento na Busca do Aprimoramento Intelectual

- O Futuro da Empregabilidade

- Carreira: Planejamento Estratégico

- Concurso Público

(na foto estão o coordenador do NET, Fábio Bertuchi e os ex-alunos da Toledo/PP, Claudevir, Suzana e Claudinei)

A novidade desta vez foi o módulo de Concurso Público que foi ministrado por ex-alunos da Toledo/PP que já passaram por esta experiência e hoje são concursados, entre eles, a assistente social, Suzana Yuriko Yuwata, o auditor fiscal da Receita Federal, Claudevir Zanfolin e o defensor público do Estado de São Paulo, Claudinei de Melo Alves Júnior. “Tentei mostrar para eles que não devem desistir quando se quer passar em algum concurso e que acima de tudo deve haver perseverança e muita força de vontade, além do estudo, pois o que se aprende na graduação é muito importante”, disse Suzana.

“Esses alunos estão sendo privilegiados por poderem ter esse tipo de workshop, com esses ensinamentos, enquanto ainda são estudantes. Existem muitas pessoas que se formam e nem sabem direito como é um edital de concurso. Esse tipo de atividade só tem o que acrescentar. Além do que, passar em concursos públicos é tarefa difícil, às vezes até muito sofrida, mas vale a pena. Depois que você passa é muito gratificante, mas para isso é preciso muito estudo e dedicação”, enfatizou Claudevir. “Minha intenção foi mostrar a esses jovens que não se deve desistir nunca, pois uma hora se chega lá e quando isso acontece a sensação é muito boa”, falou Claudinei.

O NETwork  busca discutir com os alunos sobre as principais habilidade e competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho, apresentando tendências empregatícias para os próximos anos, deixando clara a necessidade de planejar sua carreira profissional durante a faculdade, e por meio de relatos de ex-alunos, mostrar as várias maneiras de obter sucesso na carreira e em concursos públicos.

“Um dos meios de conhecer melhor as opções a seguir profissionalmente e obter sucesso no universo tão concorrido como o mundo corporativo é conhecer o mercado de trabalho e seus segredos. A Toledo/PP, por meio do NET, proporciona aos seus alunos da graduação, pós-graduação e ex-alunos palestras/diálogos sobre mercado de trabalho. A proposta do NETwork é complementar o processo de formação profissional do aluno e discutir as principais habilidades e competências sociais e profissionais exigidas pelo mercado de trabalho”, concluiu o coordenador do NET, Fábio Ibanhez Bertuchi.