Alunos foram em Congresso de Direito

18/06/2007

Os alunos do 3º ano D de Direito da Toledo/PP, Daniel Gustavo de Oliveira Colnago Rodrigues, Edney Aparecido Camargo e Maria Fernanda Micaela Gabriela Bárbara Maluta, além da aluna do 4º C, Ana Paula Barrinha Pires estiveram presentes no I Congresso Brasileiro de Criminologia e Política Criminal – Violência, Garantias e Direitos que ocorreu emhttp://www.toledoprudente.edu.br/sistemas/imagens/noticias/congressolond2007.gif Londrina, entre os dias 22 e 25 de maio. (na foto estão Daniel, Edney com sua esposa Juliana, Maria Fernanda e Ana Paula; todos no I Congresso)

“É muito válido participar de eventos desse porte, pois temos uma outra visão do mundo jurídico”, disse Edney. “É importante para vermos o posicionamento do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM, entidade que organiza o evento, em relação aos Direitos Humanos”, ressaltou Maria Fernanda.  “Quando estamos na faculdade só vemos a matéria e não paramos para pensar muito, porém eventos assim, mais específicos, nos ajudam a refletir mais”, opinou Ana Paula.

Na ocasião, o aluno Daniel apresentou um artigo intitulado “A Atipicidade na Prisão do Depositário Judicial Infiel”. Este mesmo artigo foi publicado na revista Nacional de Direito e Jurisprudência e no site direitonet. Porém, na revista e no site, ele está intitulado como “Visão Crítica Acerca da Prisão do Depositário Judicial Infiel e os Direitos Humanos”.

“Neste artigo eu analiso a situação do depositário judicial infiel, contextualizando com a violação aos direitos humanos”, explicou Daniel que, na Toledo/PP, faz parte do grupo de Iniciação Científica do professor Gelson Amaro de Souza. “Foi a primeira vez que apresentei e publiquei um artigo em um Congresso. Depois que eu o conclui, o professor Gelson encaminhou o artigo para a revista que o aprovou. Esta é uma revista de publicação nacional e conta com artigos de diversos profissionais do ramo jurídico. Para mim foi um marco inicial de futuras publicações. Pretendo agora elaborar outros, pois é muito gratificante quando vemos o resultado”, afirmou Daniel.